CEO da Porsche é demitido

Foi retirada mais uma pedra do caminho para a Volkswagen adquirir a Porsche. O presidente da Porsche, Wendelin Wiedeking, além do diretor de finanças, Holger Härter, foram demitidos, após as fracassadas tentativas de adquirir o controle da Volkswagen, e as dívidas geradas em razão disso.

O conselho de vigilância de Porsche, que se reuniu nesta quarta-feira (22) em Weissach, um dia antes do previsto, nomeou o atual diretor de produção, Michael Macht, como novo presidente da empresa.

Devido ao endividamento da Porsche e às dificuldades atuais do setor automotivo, com a recessão econômica, o grupo Volkswagen cogitou a possibilidade de assumir a fabricante de carros esportivos, algo que ajudaria a reduzir suas dívidas. Com a destituição de Wiedeking, é quase certo que a Volkswagen assuma aos poucos a Porsche, que passaria a ser a décima marca do grupo VW.

Wiedeking sempre foi contra essa possibilidade e preferiu usar de outras medidas para fazer frente aos problemas financeiros derivados da compra de 51% da Volkswagen. A Porsche queria até 75% da VW, por meio de opções sobre ações, segundo comunicou, em outubro do ano passado, para conseguir o controle da montadora alemã, uma empresa muito maior.

A Porsche criou nesta quinta-feira (23) condições para a entrada em seu capital da Qatar Holding LLC, para a criação posterior de um grupo integrado com seu compatriota Volkswagen. Pouco antes, Porsche havia dado luz verde a seu conselho de vigilância para um aumento de capital de ao menos 5 bilhões de euros, embora sem precisar que participaria.

Postar um comentário