03/02/1959 - O dia em que a música "morreu"


Buddy Holly, intérprete de "Peggy Sue", Ritchie Valens, famoso por "La Bamba", e Jiles Perry "The Big Bopper" Richardson, morriam na queda de um avião monomotor em um campo coberto de neve em Iowa, EUA, por volta da 1h da madrugada do dia 3 de fevereiro de 1959.

Os três artistas estavam na turnê Winter Dance Party, no meio oeste americano, em meio a um inverno com neve. Depois de uma performance, no dia 2 de fevereiro de 1959, no Surf Ballroom, em Clear Lake, Iowa, resolveram aproveitar uma carona de um monomotor Beechcraft Bonanza, de um amigo de Buddy Holly, numa viagem de pouco menos de 500 Km que duraria apenas alguns minutos. O último lugar disponível foi disputado na sorte, pelo cara-ou-coroa, e ganho por Ritchie Valens. O piloto não tinha experiência em voar com instrumentos, não soube se orientar com o mau tempo, e caiu em um milharal de Albet Juhl, algumas milhas depois da decolagem, às 1h05 da manhã. O avião explodiu, arremessando os corpos dos ocupantes a dezenas de metros.

Os restos do monomotor, que ia em direçao a Moorhead, em Minnesota, foram encontrados nas proximidades de uma cerca de arame. Investigadores creem que o piloto, que também morreu, tenha se confundido no escuro, sob neve e bateu com o avião contra o chão.

Todos os três músicos influenciaram o Rock N' Roll à sua maneira.
A carreira de Holly foi curta, mas seu estilo vocal e de tocar guitarra e o talento como compositor influenciaram tremendamente artistas que vieram depois. Os Beatles, que se formaram mais ou menos na mesma época do acidente, estavam entre os primeiros fãs e escolheram seu nome (os besouros, em português) inspirados na banda de Holly, The Crickets (os grilos). Os sucessos de Holly incluem "That’ll Be The Day", "Peggy Sue" e "Maybe Baby".

Richardson é geralmente creditado por ter criado o primeiro vídeo musical com a gravação de sua apresentação de "Chantilly Lace", em 1958, décadas antes da MTV.

Valens foi um dos primeiros músicos a adotar a influência mexicana no Rock N' Roll. Ele gravou seu grande hit "La Bamba" apenas meses antes do acidente.

Doze anos após o acidente que tirou a vida do trio, o episódio foi imortalizado como "o dia em que a música morreu" em canção de 1971 composta por Don McLean e batizada de "American Pie".

"Na verdade, o episódio foi o primeiro marco do Rock N' Roll, a primeira morte", afirma o historiador de rock Jim Dawson, autor de diversos livros sobre a música daquela época. "Há um ditado em inglês que diz que as coisas vêm em três. Bem, neste caso, todas as três mortes aconteceram ao mesmo tempo."

Terry Stewart, presidente do Rock N' Roll Hall of Fame em Cleveland, diz que as mortes continuam a repercutir até hoje por terem ocorrido em uma época em que o Rock N' Roll estava passando por uma transição. O som de Chuck Berry, Jerry Lee Lewis e Holly estava abrindo caminho para a Invasão Britânica de meados dos anos 1960. "A música estava mudando naquele ponto. O acidente colocou um ponto final nesta mudança."

Um comentário:

  1. Eu tinha feito um post sobre este assunto o mês passado, em minha opinião o que morreu com este acidente não foi a musica, mas a inocência americana. Começaram a mudar o comportamento juvenil por um inconformismo terrivel.

    http://blogdogroo.blogspot.com/2009/01/day-music-died.html

    Este é o link e depois fiz uma versão dele com um fato brasileiro... dê uma olhadinha.

    ResponderExcluir