Alakazim, Alakazam...
O World Motor Sport Council, realizado ontem em Mônaco, pela Fédération Internationale de l'Automobile, estabeleceu o novo regulamento para as próximas temporadas da Fórmula 1.
2009
- Motor terá de durar 4 provas, e suas revoluções poderão chegar "só" até 18.000 RPM
- Cada piloto poderá usar até 8 motores por temporada, mais 4 para testes, e a equipe, até 20
- "Congelamento" do desenvolvimento dos motores. Melhorias, só na parte dos "trompetes" e injetores de combustível
- Custo dos motores será reduzido pela metade
- Os testes de meio de temporada estão proibidos. Dessa forma, os treinos de sexta-feira ganharão maior destaque
- Os túneis de vento não poderão passar da escala de 60% e velocidades de 50 m/s
- Fábricas terão de estar fechadas durante 6 semanas ao ano, de acordo com as leis locais
- Informações sobre combustível e pneus serão compartilhadas entre as equipes, eliminando os "olheiros"
- Motores "padrão", que serão criados pela Cosworth, estarão disponíveis às equipes independentes ao custo de 5 milhões de euros por temporada. Serão os mesmos motores para 2011 e 2012
- A transmissão também deverá ser padronizada a todas as equipes, não há nada confirmado
- Sistemas de rádio e telemetria serão iguais a todos
- Os cobertores aquecedores de pneus serão banidos
- Reabastecimentos serão proibidos
- Possível redução do tempo ou distância das provas (sujeito a análise de mercado)
FIA Web Site
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