Novas regras

O Automóvel Clube do Oeste (ACO), através do vice-presidente Daniel Poissenot, anunciou que serão feitas alterações no regulamento das 24 Horas de Le Mans, que afetarão sensivelmente a parte mecânica e a aerodinâmica dos carros de algumas categorias.

Confira os itens que serão mexidos:
  • Motores diesel: terão sua potência reduzida em 2009, para a classe LMP1.
  • Motores da classe LMP2: terão sua potência reduzida, provavelmente com a diminuição do diâmetro do restritor de ar, que varia de carro para carro.
  • Motores a gasolina: o ACO fará um estudo comparativo de desempenho entre os motores a gasolina derivados de modelos de série e motores a gasolina específicos para competição.
  • Aerodinâmica revisada: a configuração aerodinâmica dos protótipos LMP1 e LMP2 será revista, especialmente com relação à asa traseira. O objetivo é evitar acidentes como o de Stéphane Ortelli em Monza e os de Marc Gené e Hideki Noda em Le Mans.
  • Trocas de pneus: serão tomadas medidas com relação à troca de pneus. O ACO estuda o uso de apenas uma pistola de ar comprimido para as duas rodas de cada lado do carro.
Em 15 de setembro, a entidade vai anunciar oficialmente o novo pacote técnico que, segundo Poissenot, “foi feito para reduzir a performance dos carros, buscar um equilíbrio maior entre os diferentes fabricantes de motor e principalmente manter a diferença técnica entre os protótipos LMP1 e LMP2″.

Fonte: A Mil Por Hora

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