JGTC e Super GT

Fui perguntado sobre o JGTC e a Super GT, se eram dois distintos ou eram duas definições para o mesmo campeonato. Pois estou respondendo: a Super GT é o novo nome para o JGTC (All-Japan Grand Touring Car Championship), desde 2004.

O JGTC foi organizado desde 1994 como um substituto ao Japan Sport Prototype Car Championship (JSPC), que foi disputado apenas em 1993. A razão disso se deve aos organizadores da competição, que queriam um campeonato que tivesse uma aceitação maior por parte dos fãs e atraísse mais patrocinadores.

O JGTC teve ex-pilotos de Fórmula 1 campeões, como Erik Comas e Pedro de la Rosa, além da participação de Ralph Firman, ex-piloto da Jordan. Teve que trocar de nome porque expandiu seus horizontes para três países (corridas em Sepang, na Malásia, e Shanghai, na China). Isso se deve ao fato de a FIA não reconhecer como um "national championship" em campeonato que é disputado em mais de três países. Isso aconteceu em 10 de dezembro de 2004.

Mais informações nos seguintes links:
http://en.wikipedia.org/wiki/Super_GT
http://www.japanesesportcars.com/sport/jgtc.php
http://www.imca-slotracing.com/2005-JGTC.htm

Seguem alguns vídeos dos carros que participam da Super GT.


Super GT - Fuji Speedway - Andre Lotterer



SuperGT 2007 Round 1 - Suzuka - Satoshi Motoyama



Super GT 2007 Round 1 - Suzuka - Daisuke Ito



SuperGT 2005 Round 3 - Sepang - Ralph Firman

Destaque para o retrovisor, que é um monitor ligado a uma câmera instalada atrás do carro, semelhante ao Panoz Esperante GTR-1, que disputou as 24 Horas de Le Mans, em 1998.



SuperGT 2005 Round 4 - Sugo - Takashi Kogure


Talvez você também queira ver...

Postar um comentário