Lei seca nos estádios

Recebi de um amigo por e-mail. Texto escrito por Guilherme Trojan Engel - Advogado (OAB/RS 68009) e bancário.

Sr. Miki Breier,

se essa lei seca nos estádio serviu pra alguma coisa foi para que muitos descobrissem que o senhor existe. Eu, por exemplo, sou um deles. Preferia, na verdade, continuar na minha singela ignorância a sua pessoa. Sem querer ser agressivo, deputado, mas realmente não foste feliz ao propor tal projeto, como a maioria de seus colegas também não.

Então quer dizer que em nossa democracia, quem aprova sua proposta de lei é inteligente e aqueles que discordam são alcolistas? É um argumento tipicamente brasileiro, paupérrimo, sem conteúdo.

Se existe excessos, e em todos os locais há, devem ser coibidos. Já existe lei para isso. Existe Brigada Militar e segurança particular para isso. Ou não?
Cria-se, então, uma lei nova para ratificar a incompetência dos agentes de segurança que simplesmente deixam de cumprir a lei. Punir os infratores.

Como se, para acabar com o estupro em determinada cidade, seria lógico decepar o pênis de todos os habitantes. É essa a lógica de vossa legislação?
Restringi-se liberdades individuais - consumir produtos legais (correto, bebida alcólica é um produto legal que gera muitas divisas ao cofres públicos) - para suprir uma ineficiência do Estado?

Tipíco de quem não tem visão. Tem um raciocínio matemático, simplório: "se tem bebum que faz bagunça, tira a bebida", ao invés de tirar o bebum.

Devo dizer que a partir do momento que sua lei entrar em vigor, deixarei de ir ao estádio. O senhor irá concluir, imediatamente, que devo ser um "alcólotra". Talvez, mas a simples certeza de ter sido tolhido no meu direito de escolha, me levará a ficar no conforto da minha casa ou num bar, vendo o jogo com meus amigos e tomando aquela cervejinha gelada.

Eu respeito a lei, mas não me submeto a esse arremedo de legislação.

Finalizando, não fique preocupado comigo, deputado, pois nunca fui um eleitor seu. Portanto, não perdeste um voto.Mas tenha a clara certeza de que nunca serei. Quanto aos seus eleitores que não gostaram como eu da sua iniciativa, fique tranquilo também, devem ter o mesmo raciocínio simplório e até as próximas eleições irão esquecer ou usarão o mesmo método desprovido de inteligência para decidir o voto a seu favor.

Ah, sugiro ainda uma nova lei para acabar definitivamente com a violência nos estádios: proibir a entrada de torcedores. Abraço, Sr. Miki.

Um comentário:

  1. Ótimo texto. Mostra bem como o governo reage quando não tem o controle de uma situação, fazendo com que "estoure" no mais fraco, ao invés de fazer algo para controlar os poucos que sujam a maioria.

    ResponderExcluir