Silvio começou a se interessar pelo esporte na infância, quando acompanhava a mãe, Elizabeth Darcy, que foi uma das mulheres pioneiras na locução, durante seu trabalho na Rádio Tupi. Começou a carreira de jornalista esportivo em 1952, na Rádio São Paulo, fazendo locuções e participações em radionovelas, e na antiga TV Paulista, tornando-se o primeiro repórter de campo da TV esportiva no Brasil. Depois, virou repórter da Rádio Record.
Em 1958, entusiasmado pela carreira de atriz da irmã, Verinha Darcy, estreou como ator, na Record, na primeira versão de "Éramos Seis", como Julinho, filho dos protagonistas. Logo depois, esteve no elenco de "Cela da Morte", sua última telenovela.
Em 1960, foi para a Rádio Bandeirantes, mas logo voltou à Record, onde, em 1968, foi jurado do programa "Quem Tem Medo da Verdade?". Em 1965, formou-se árbitro de futebol, na escola da Federação Paulista, trabalhando nesta profissão até os anos 1970. Chegou a ser um dos assistentes da partida inaugural do Estádio do Morumbi, em janeiro de 1970.
Em 1982, como não tinha os direitos de transmissão da Copa do Mundo pela televisão, a Record, numa espécie de retaliação à exclusividade da Rede Globo, usou a equipe de TV, liderada por Silvio, para transmitir o torneio pela rádio da casa. Silvio Luiz também comandou os programas "Record nos Esportes" e o "Clube dos Esportistas", este último marcando história por não ser totalmente ligado ao esporte em si.
Em 1999, voltou para a Band, contratado pela Traffic, então gestora do departamento de esportes do canal. Em 2002, foi um dos responsáveis por inaugurar o BandSports, canal por assinatura dedicado exclusivamente aos esportes.
Em novembro de 2008, Silvio foi demitido do canal aberto Bandeirantes, assim como outros sete funcionários da casa. Entretanto, foi para o canal fechado BandSports, onde narrava jogos do Campeonato Português e participava de vários programas. Em 17 de setembro de 2009, Silvio Luiz foi anunciado como novo reforço da RedeTV!, para cobrir a Série B do Campeonato Brasileiro, o Campeonato Italiano e a Liga Europa.
Dias antes da Copa do Mundo de 2010, ao saber que não seria aproveitado, pediu demissão e se desligou definitivamente do Grupo Bandeirantes. Em 29 de junho de 2011, acertou contrato também com a Transamérica FM, de São Paulo, onde ficou até 2019.
Em 2011, Silvio assinou um contrato com a Konami para ser o narrador oficial do "Pro Evolution Soccer" em português brasileiro, ao lado de Mauro Beting. Silvio emprestou sua voz para mais de cinco mil falas, incluindo seus bordões, nomes de estádios, nomes dos jogadores e situações de jogo.
Nas versões 2012 e 2013, Silvio se manteve como narrador oficial em português brasileiro, apenas acrescentando nomes diferentes aos novos estádios presentes no jogo, bem como novos jogadores introduzidos e algumas novas situações de jogo, mantendo a base da narração gravada anteriormente. O contrato durou até 2016.
Em 29 de abril de 2013, ele estreou no comando do programa "Bola Dividida", novo programa esportivo da RedeTV!, junto de Juarez Soares, Luiz Ceará e Priscila Machado, substituída depois por Gabriela Pasqualin. O programa saiu do ar em 2015.
Em 2018, ele comandou um bloco esportivo dentro da reprise do programa policial "Operação de Risco", que, mais tarde, se tornaria uma versão diária do "Bola Na Rede". Em 29 de setembro de 2020, Silvio chegou a ter sua demissão da RedeTV! anunciada, mas, no dia seguinte, a emissora voltou atrás.
Em 9 de novembro de 2021, após ficar mais de um ano sem narrar devido à pandemia de Covid-19 e à perda de direitos esportivos da RedeTV!, acertou com a Record para as transmissões do Campeonato Paulista de 2022, que teve transmissão exclusiva da emissora em TV aberta. Foi o retorno de Silvio Luiz ao canal após mais de 35 anos. Ele também atuou de forma exclusiva nas plataformas digitais da emissora.
Postar um comentário