13 de Fevereiro: Dia Mundial do Rádio

13 de Fevereiro: Dia Mundial do Rádio
O rádio é um meio utilizado para propiciar comunicação, por intermédio da transmissão e recepção simultânea (transcepção) de dados e informações previamente codificadas em sinal eletromagnético, que se propaga através do espaço físico material e imaterial.

Uma estação de radiocomunicações é o sistema utilizado para executar contatos à distância entre dois pontos. É composta basicamente por um transmissor-receptor (transceptor), uma linha de transmissão e uma antena. Este conjunto se denomina "sistema irradiante".

A radiodifusão é uma emissão comercial que ocorre apenas por transmissão de sinais, sem recepção por parte da origem. Geralmente, não há recursos adicionais nas estações que operam por modulação em amplitude (AM). Apenas os recursos de digitalização de sinal, como som estéreo e Radio Data System (RDS), são exclusivos das estações que operam por modulação em frequência (FM).

O transmissor é composto por:
  • um gerador, que converte a corrente elétrica em ondas de rádio, em uma determinada frequência;
  • um transdutor, que converte a informação a ser transmitida em impulsos elétricos equivalentes a cada valor;
  • um modulador, que controla as variações na intensidade de oscilação ou frequência da onda portadora, sendo efetuada em nível baixo ou alto.
Quando a amplitude da onda portadora varia segundo as variações da frequência e da intensidade de um sinal sonoro, denomina-se modulação AM (amplitude modulada). Já quando a frequência da onda portadora varia dentro de um nível estabelecido, a um ritmo igual à frequência de um sinal sonoro, denomina-se modulação FM (frequência modulada).

Rádio AM é o processo de transmissão usando modulação em amplitude. É transmitido em várias bandas de freqüência. Durante oitenta anos, foi o principal método de transmissão. Por causa do característico longo alcance dos sinais, as ondas de rádio AM estão sujeitas à interferências de outras fontes eletromagnéticas, como transformadores, conversores de tensão elétrica e reatores de lâmpadas fluorescentes.

As faixas de frequência das rádios AM são as seguintes:
  • Ondas Curtas: de 2,3 a 26,1 MHz (2.300 a 26.100 kHz), e divididas em quinze sub-faixas, apresentam longo alcance, atigindo milhares de quilômetros, porém, entre média, alta e baixa qualidade em analógico. Atualmente, as ondas curtas estão sendo digitalizadas em vários paises, com o Digital Rights Management (DRM), ou Gestão de Direitos Digitais;
  • Ondas Médias: de 525 kHz a 1.705 kHz, apresentam médio alcance;
  • Ondas Longas: de 153 a 279 kHz, não estão disponíveis no Hemisfério Oeste, são usados em transmissões na Europa, África, Oceania e parte da Ásia;
  • Ondas Tropicais: de 2.300 a 5.060 kHz, com comprimentos de 120, 90, 75 ou 60 metros, utilizadas entre os trópicos, possuem longo alcance e razoável qualidade de sinal.
Rádio FM consiste na difusão de ondas mediante modulação em frequência. É mundialmente utilizada para a maioria das transmissões de música porque fornece som de alta fidelidade, superando a transmissão AM. As rádios FM utilizam frequências VHF, na mesma faixa das transmissões de TV. Dependendo da frequência na qual uma emissora de televisão opera, seu áudio pode ser captado por um rádio comum.

As faixas de transmissão FM diferem entre os continentes, alguns identificados pela União Internacional de Telecomunicações (UIT):
  • Europa e África (ITU Região 1): de 87,5 a 108 MHz;
  • América (ITU Região 2): de 87,7 a 108 MHz;
  • No Japão: de 76 a 90 MHz;
  • Europa Oriental: de 65,8 a 74 MHz (OIRT), embora alguns países, como a Rússia, já aderiram ao movimento de migrar a banda de 87,5 a 108 MHz.
O receptor tem como componentes principais:
  • uma antena, para captar as ondas eletromagnéticas e convertê-las em oscilações elétricas;
  • um sistema de sintonia, para selecionar a frequência e a modulação a ser captadas;
  • amplificadores de áudio, vídeo e/ou sinais digitais, que aumentam a intensidade dessas oscilações;
  • equipamentos para demodulação de sinais;
  • alto-falante(s), para converter os impulsos elétricos em ondas sonoras, e, na maior parte dos receptores osciladores, para gerar ondas de radiofrequência que possam se misturar com as ondas recebidas.
Differences between AM and FM Radio Waves
As diferenças entre as ondas de rádio AM e FM. Devido à menor frequência, uma emissora de rádio que opera na modulação por amplitude possui qualidade de som inferior à de outra que transmite em modulação por frequência, e está mais suscetível à interferências eletromagnéticas, em compensação, consegue transpor barreiras físicas como prédios, morros, colinas e outros acidentes geográficos.

Além disso, durante a noite, devido ao esfriamento do planeta Terra e à consequente menor densidade da ionosfera, o alcance do sinal de rádio AM é aumentado, graças à reflexão das ondas pela atmosfera terrestre.
O rádio foi patenteado pelo cientista e inventor italiano Guglielmo Marconi, no início do século XX. O rádio quase teve um pai brasileiro. Roberto Landell de Moura, padre e cientista gaúcho, realizou experiências semelhantes às de Marconi e antes do italiano, em Porto Alegre, onde ficava sua paróquia. Ele fez as primeiras transmissões de rádio no mundo, entre o bairro Medianeira e o morro Santa Teresa.

Entre 1901 e 1904, Landell de Moura esteve nos Estados Unidos, onde patenteou um "transmissor fonético à distância por ondas", exatamente como o rádio funciona. A patente, porém, era limitada e perdeu a validade. Marconi também não ficou com a fama, uma vez que a Suprema Corte dos Estados Unidos concedeu a Nikola Tesla o mérito da criação do rádio, tendo em vista que Marconi usara dezenove patentes de Tesla no seu projeto. Situação semelhante ocorreu com a patente do avião, disputada entre os Irmãos Wright e Santos Dumont.

O início da história do rádio foi marcado pelas transmissões radiofônicas, sendo a transcepção utilizada quase na mesma época. Alguns consideram que a primeira transmissão radiofônica do mundo foi realizada em 1906, por Lee de Forest, nos Estados Unidos, para experimentar o funcionamento da válvula tríodo.

Em 1920, houveram as primeiras transmissões regulares para entretenimento, na Argentina e nos Estados Unidos. No Brasil, uma lei permitia a apenas militares a propriedade de aparelhos de rádio, mas ela foi revogada por Francisco Sá. A primeira transmissão civil foi realizada no dia 6 de abril de 1919, a partir de um estúdio improvisado na Ponte d'Uchoa, no Recife, pela PRA 8, Rádio Clube de Pernambuco, tendo, à frente, o radiotelegrafista Antônio Joaquim Pereira.

Sobre este fato, o Jornal do Recife noticiou, no dia 7 de abril de 1919: "consoante convocação anterior, realizou-se ontem, na Escola Superior de Eletricidade, a fundação do Rádio Clube, sob os auspícios de uma plêiade de moços que se dedicam ao estudo da eletricidade e da telegrafia sem fio. Ninguém desconhece a utilidade e proveito dessa agremiação, a primeira do gênero fundada no País". Idealizada, construída, operada e direcionada para um grupo elitista, a emissora não teve muita repercussão, por não existirem receptores nas residências daquela época.

A primeira transmissão radiofônica no Brasil aconteceu no dia 7 de setembro de 1922, por ocasião do centenário da independência. Uma estação de rádio foi instalada no Corcovado para transmitir o discurso do Presidente da República, Epitácio Pessoa, na abertura da Exposição Internacional do Centenário da Independência. O evento, que contava com a presença do Casal Real da Bélgica, Alberto I e Isabel, foi transmitido para receptores instalados em Niterói, Petrópolis e São Paulo.

No mesmo dia, à noite, a ópera "O Guarani", de Carlos Gomes, foi transmitida do Teatro Municipal para alto-falantes instalados na exposição, assombrando a população ali presente. Era o início das operações da primeira estação de rádio do Brasil, a Rádio Sociedade do Rio de Janeiro. Fundada por Edgard Roquette-Pinto, a emissora foi doada ao governo em 1936 e existe até hoje, e foi renomeada para Rádio MEC.

Em 2011, na busca por valorizar este meio de comunicação, as Associações de Rádios do Mundo, lideradas pela Espanha, solicitaram à ONU que fosse instituída a data de 13 de fevereiro como o Dia Mundial do Rádio. Esta data foi escolhida por ter sido o dia em que foi criada a Rádio das Nações Unidas, em 1946. O primeiro programa da emissora foi transmitido em simultâneo para seis países. A data foi oficializada pela UNESCO, a Organização das Nações Unidas para a Educação, Ciência e Cultura.

O primeiro Dia Mundial do Rádio foi celebrado em 2012. A ONU festeja todo ano a data 13 de fevereiro com o objetivo de chamar atenção da população do mundo para a importância do rádio como uma mídia mais democrática, mais próxima de todas as pessoas, de todas as classes sociais, de todas as nações.

A data tem o objetivo de conscientizar os grandes grupos radiofônicos e as rádios comunitárias da importância do acesso à informação, o que este meio de comunicação permite de modo tão fácil, um simples receptor que funciona à pilha já dá conta do serviço.

Já no Brasil, o Dia Nacional do Rádio foi estabelecido no calendário em 25 de setembro, para homenagear Edgard Roquette-Pinto, que nasceu nesta data em 1884.

Entre os meios de comunicação que existem na atualidade, tanto online quanto offline, o rádio continua a ser o que atinge as maiores audiências, continuando a se adaptar às novas tecnologias e aos novos equipamentos. O sucesso do rádio se deve ao fato de que ele pode estar em qualquer lugar, a qualquer hora, e é acessível à maioria da população, tanto em zonas urbanas quanto rurais.

O rádio funciona seja como ferramenta de apoio ao debate e comunicação, na promoção cultural ou em casos de emergência social. O rádio sempre esteve presente, reportando os principais acontecimentos históricos mundiais, e hoje continua sendo um meio de comunicação fundamental à humanidade.

Nem mesmo a televisão e a internet conseguiram suplantar o rádio, já que é o único meio de comunicação que se pode consumir enquanto assiste à televisão, acessa a internet, lê um jornal, uma revista ou outra mídia impressa, enquanto trabalha... enfim, não é necessário a pessoa parar o que está fazendo para ouvir rádio, por isso que este meio de comunicação possui esta versatilidade tão característica!

Atualmente, a principal atividade da grande maioria das estações de rádio é transmitir músicas. Por isso, fiz uma seleção de canções que falam sobre o rádio.

The Spirit Of Radio, do Rush, faz parte do álbum "Permanent Waves", lançado em 1980. É claro que esta lista deveria começar com a canção do grupo canadense. A letra desta música retrata um típico dia na vida de um ouvinte de rádio. As companhias invisíveis, as músicas propagadas pelo ar, o espírito do rádio sendo incorporado pelo ser humano, através da recepção do sinal por uma antena telescópica.

Begin the day with a friendly voice
A companion unobtrusive
Plays the song that's so elusive
And the magic music makes your morning mood

Off on your way, hit the open road
There is magic at your fingers
For the spirit ever lingers
Undemanding contact in your happy solitude

Invisible airwaves crackle with life
Bright antenna, bristle with the energy
Emotional feedback on timeless wavelength
Bearing a gift beyond price, almost free

All this machinery making modern music
Can still be open-hearted
Not so coldly charted, it's really just a question
Of your honesty, yeah, your honesty

One likes to believe in the freedom of music
But glittering prizes and endless compromises
Shatter the illusion of integrity, yeah

Invisible airwaves crackle with life
Bright antenna, bristle with the energy
Emotional feedback on timeless wavelength
Bearing a gift beyond price, almost free

For the words of the profits were written on the studio wall
Concert hall
And echoes with the sounds of salesmen

Rádio Pirata, do RPM, faz parte do álbum "Revoluções Por Minuto", lançado em 1985. Uma explicação, em forma de música, do cenário underground das rádios alternativas, que possuem transmissores mais fracos, cujo sinal cobre apenas cidades ou alguns bairros, e cujo conteúdo aborda questões de viés político e revolucionário. A tecnologia moderna quase suplantou estas emissoras, que, para sobreviverem, migraram para a internet. No entanto, algumas ainda insistem na radiodifusão.

Abordar navios mercantes
Invadir, pilhar, tomar o que é nosso
Pirataria nas ondas do rádio
Havia alguma coisa errada com o rei

Preparar a nossa invasão
E fazer justiça com as próprias mãos
Dinamitar um paiol de bobagens
E navegar o mar da tranquilidade

Toquem o meu coração
Façam a revolução
Que está no ar
Nas ondas do rádio
No submundo repousa o repúdio
E deve despertar

Disputar em cada frequência
O espaço nosso nessa decadência
Canções de guerra
Quem sabe canções do mar
Canções de amor ao que vai vingar

Toquem o meu coração
Façam a revolução
Que está no ar
Nas ondas do rádio
No underground repousa o repúdio
E deve despertar!

Turn Up The Radio, do Autograph, faz parte do álbum "Sign In Please", lançado em 1984. Num tempo em que as únicas mídias disponíveis para ouvir música eram as fitas cassete, os discos de vinil e o próprio rádio, este último, dependendo do momento e da situação em que a pessoa se encontrasse durante o dia, era a única forma alcançável de se divertir com canções e melodias. Então, como diz esta letra, ela sintonizava sua estação favorita, aumentava o volume e pedia uma música atrás da outra.

Turn it up!

I'm working hard, you're working too
We do it every day
For every minute I have to work
I need a minute of play
Day in, day out, all week long
Things go better with rock
The only time I turn it down
Is when I'm sleepin' it off

Turn up the radio
I need the music, gimme some more
Turn up the radio
I wanna feel it, got to gimme some more

Now listen
I wanna shake, I wanna dance
So count it of, a one two three
I feel the beat, I'm in a trance
No better place to be
Daytime, nightime, anytime
Things go better with rock
I'm going twenty four hours a day
I can't seem to stop

Turn up the radio
I need the music, gimme some more
Turn up the radio
I wanna feel it, got to gimme some more
Turn up the radio
I wanna feel it, got to gimme some more

Turn up the radio
I need the music, gimme some more
Turn up the radio
I wanna feel it, got to gimme some more
Turn up the radio
I need the music, gimme some more
Turn up the radio
I wanna feel it, got to gimme some more
Turn up the radio
I need the music, gimme some more
Turn up the radio
I wanna feel it, got to gimme some more

A Mais Pedida, dos Raimundos, faz parte do álbum "Só No Forevis", lançado em 1999. Fala da interatividade das pessoas com o rádio na época do telefone fixo, único meio de comunicação dos ouvintes com os radialistas.

Nesse show não entra menor
Um homem censurou, tava de mau humor
Não tinha dormido bem porque não levantou
Pense como ia ser bom
Se nós fizesse um som que ultrapassasse
A barreira das AM, FM e dos elevador
Aí sim

Dá um selin'
E mostra o seio that you saw
Quando eu te vi o meu calção se abriu
Caiu uma lágrima de um olho
Que se for dos dois, então é namoro

Meu cabelo é ruim, mas meu terno é de lin'
Vou ser seu salgadin', cê vai gostar de mim
Se eu tocar no seu radin'
Chora até o fim, só pra rimar com im
Pois se eu ganhar "din din" cê vai gostar de mim
Se eu tocar no seu radin'

Por favor, seu locutor
Ao menos uma vez, melhor se fossem três
Toca o nosso som aí que tu me faz feliz
Se não tocar eu quebro o seu nariz
Se não tocar eu quebro o seu nariz

Meu cabelo é ruim, mas meu terno é de lin'
Vou ser seu salgadin', cê vai gostar de mim
Se eu tocar no seu radin'
Chora até o fim, só pra rimar com im
Pois se eu ganhar "din din" cê vai gostar de mim
Se eu tocar no seu radin'

Só assim pr'eu tocar no seu radin'

Do You Remember Rock 'n' Roll Radio?, do Ramones, faz parte do álbum "End Of The Century", lançado em 1980. Neste álbum, a banda retornou às suas raízes, abandonando movimentos como o rock psicodélico e o progressivo. A letra explicita bem esta fase da banda, que sentia que, se não mudasse, teria o mesmo destino que pensava que o rock estava rumando: tornar-se apenas parte do passado. Assim, ela salvaria duas coisas de uma vez: o rock e o rádio.

Rock'n, rock 'n' roll radio, let's go
Rock'n, rock 'n' roll radio, let's go
Rock'n, rock 'n' roll radio, let's go
Rock'n, rock 'n' roll radio, let's go

Do you remember Hullabaloo
Upbeat, Shindig and Ed Sullivan, too?
Do you remember rock 'n' roll radio?
Do you remember rock 'n' roll radio?

Do you remember Murray the K
Alan Freed, and High Energy?
It's the end, the end of the seventies
It's the end, the end of the century

Do you remember lying in bed
With the covers pulled up over your head
Radio playin' so no one can see?
We need change, and we need it fast
Before rock's just part of the past
'Cause lately, it all sounds the same to me
Whoah-whoah, oh

Rock'n, rock 'n' roll radio, let's go
Rock'n, rock 'n' roll radio, let's go
Rock'n, rock 'n' roll radio, let's go
Rock'n, rock 'n' roll radio, let's go

Will you remember Jerry Lee
John Lennon, T. Rex and old Moulty?
It's the end, the end of the seventies
It's the end, the end of the century

Do you remember lying in bed
With the covers pulled up over your head
Radio playin' so no one can see?
We need change, and we need it fast
Before Rock's just part of the past
'Cause lately, it all sounds the same to me
Whoah-whoah, oh

Rock'n, rock 'n' roll radio, let's go
Rock'n, rock 'n' roll radio, let's go
Rock'n, rock 'n' roll radio, let's go
Rock'n, rock 'n' roll radio, let's go

Radio/Video, do System Of A Down, faz parte do álbum "Mezmerize", lançado em 2005. Composta por Daron Malakian, guitarrista da banda, após um momento de epifania, ao assistir a uma das filmagens de seus aniversários de infância, quando sempre estava ao lado se seus vizinhos (talvez primos), Danny e Lisa, mas que não os via há muito tempo.

A letra da música fala das consequências da fama e do sucesso adquiridos pela banda, como o stress e tempos difíceis, e como ele gostaria de lidar com isso, relembrando os bons tempos, e falando publicamente, através do rádio e do vídeo, que, mesmo estando no auge da carreira, não esqueceu de seus amigos.

Hey man, look at me rockin' out, I'm on the radio
Hey man, look at me rockin' out, I'm on the video
Hey man, look at me rockin' out, I'm on the radio
Hey man, look at me rockin' out, I'm on the video
With Danny and Lisa

They take me away from (take me away from)
The strangest places (strangest places)
Sweet Danny and Lisa (sweet Danny and Lisa)
They take me away from
They take me away from
The strangest places
Sweet Danny and Lisa
They take me away from

Hey man, look at me rockin' out, I'm on the radio
Hey man, look at me rockin' out, I'm on the video
With Danny and Lisa

They take me away from (take me away from)
The strangest places (strangest places)
Sweet Danny and Lisa (sweet Danny and Lisa)
They take me away from
They take me away from
The strangest places
Sweet Danny and Lisa
They take me away from

Hey man, look at me rockin' now, I'm on the radio
Hey man, look at me rockin' now, I'm on the video
With Danny and Lisa

They take me away from
The strangest places
Sweet Danny and Lisa

Hey man, look at me rockin' out, I'm on the radio
Hey man, look at me rockin' out, I'm on the video
Hey man, look at me rockin' out, I'm on the radio
Hey man, look at me rockin' out, I'm on the video
With Danny and Lisa

Radio Ga Ga, do Queen, faz parte do álbum "The Works", lançado em 1984. É a primeira música que me vem à cabeça quando o assunto é rádio. Eu a considero praticamente uma ode ao aparelho.

I'd sit alone and watch your light
My only friend through teenage nights
And everything I had to know
I heard it on my radio

You gave them all those old time stars
Through wars of worlds invaded by Mars
You've made 'em laugh, you've made 'em cry
You've made us feel like we could fly

So, don't become some background noise
A backdrop for the girls and boys
Who just don't know or just don't care
And just complain when you're not there

You've had your time, you've had the power
You've yet to have your finest hour
Radio

All we hear is Radio Ga Ga
Radio Goo Goo
Radio Ga Ga
All we hear is Radio Ga Ga
Radio Blah Blah
Radio, what's new?
Radio, someone still loves you

We watch the shows, we watch the stars
On videos for hours and hours
We hardly need to use our ears
How music changes through the years

Let's hope you never leave, old friend
Like all good things, on you we depend
So, stick around, 'cause we might miss you
When we grow tired of all this visual

You had your time, you had the power
You've yet to have your finest hour
Radio

All we hear is Radio Ga Ga
Radio Goo Goo
Radio Ga Ga
All we hear is Radio Ga Ga
Radio Goo Goo
Radio Ga Ga

All we hear is Radio Ga Ga
Radio Blah Blah
Radio, what's new?
Someone still loves you

Radio Ga Ga
Radio Ga Ga
Radio Ga Ga

You had your time, you had the power
You've yet to have your finest hour
Radio

Postar um comentário