Conheça a banda Iron Maiden, formada em 1964, bem antes da Donzela de Ferro criada por Steve Harris

Iron Maiden (1969) Band Crew
Considerado por muitos a maior banda de heavy metal do mundo, o grupo inglês Iron Maiden, criado no dia de Natal de 1975 por Steve Harris, e cuja formação conta com Bruce Dickinson, Adrian Smith, Dave Murray, Janick Gers e Nicko McBrain, é o terceiro a receber o nome "Donzela de Ferro". Sim, outras duas bandas já foram denominadas assim.

Em 1964, os também ingleses Barry Skeels (baixo e vocais), Steve Drewett (vocais e harmônica), Chris Rose (guitarra solo) e Alan Hooker (bateria) formaram, na cidade de Essex, a banda "Bum". Começaram se apresentando em pubs locais. Com a rápida repercussão, conseguiram gravar o compacto independente "Ballad Of Martha Kent / God Of Darkness".

Em 1966, ocorre a primeira mudança de integrantes. Tom Loates se torna o segundo guitarrista e Stan Gillem substitui Alan Hooker. Em 1968, Graham Esgrove assume as guitarras, e Steve Chapman, a bateria. Foi também neste ano que a banda troca de nome, tornando-se, assim, a primeira "Iron Maiden" da história da música.

Os primeiros Donzelas de Ferro tocavam blues, rock progressivo e psicodélico. Fizeram um som inovador para a época, com destaque para o baixo de Barry Skeels e os riffs de Trev Thoms, e a música desta banda foi considerada por muitos a pioneira para a formação de um dos estilos mais ouvidos da década de 2010, o doom metal.

Em 1969, a banda assina um contrato de risco de três anos de vigência com a Gemini Records. Naquela época, apenas algumas bandas tinham a sorte de ter álbuns bem trabalhados. A primeira banda Iron Maiden não foi uma delas, e o compacto "Falling / Ned Kelly" acabou relativamente mal produzido.

Em 1970, o baterista Paul Reynolds retorna à banda. Mais dois compactos são lançados: "Liar / Ritual" e "CC Ryde / Plague". A boa repercussão destes trabalhos faz com que a banda cresça no cenário underground local, e até consegue realizar uma pequena turnê na Austrália, fazendo a abertura de shows de bandas como The Who e Amen Corner.

Antes da conclusão de seu primeiro long play, a banda, por motivos ainda desconhecidos, encerrou suas atividades em 1972.

O som criado por esta banda foi inovador para a época, e pioneiro para estilos musicais mais sombrios. Os complicados riffs e galopantes baixos, aliados à excelente qualidade vocal, faz com que este grupo mereça atenção por parte de quem aprecia blues, rock progressivo, psicodélico e heavy metal.

Em 1998, todos os compactos são reunidos pela gravadora Hi-Note Music em uma coletânea chamada "Maiden Voyage", um CD com 57 minutos e 16 segundos de duração. Neste lançamento, a banda foi classificada como de "Archetypal Doom Metal".

No encarte, há réplicas do contrato com a Gemini Records, alguns cartazes e ingressos de shows, além de fotos, provando desta maneira que, na década de 1960, houve um Iron Maiden que, caso obtivesse sucesso comercial, poderia ter a chance de ser convidada a se apresentar em Woodstock.
The Original Iron Maiden (1968) Voyage CD Album Front
Maiden Voyage
Iron Maiden
Hi-Note Music
  1. God Of Darkness
  2. Falling
  3. Ned Kelly
  4. Liar
  5. Ritual
  6. CC Ryder
  7. Plague
  8. Ballad of Martha Kent
Previously unissued album of doom laden downer-rock recorded in 1969/70. One of the earliest true UK 'doom' bands. Long tracks full of songs dealing with the likes of plagues, rituals and dark encounters, this is seminal material. Features guitarist Trevor Thoms, who later joined Hawkwind spin-off outfit Inner City Unit, plus ex-Zior bassist Barry Skeels who also provides extensive band history & rare photos/memorabilia.
The Original Iron Maiden (1968) Voyage CD Album Back
A segunda banda chamada "Iron Maiden" foi criada em 1970, e durou até 1976, mas não lançou nada significativo referente à músicas e álbuns. Isto não impediu que Steve Harris recebesse um telefonema anônimo de um inglês com sotaque estranho, ameaçando processá-lo por uso indevido do nome "Iron Maiden". Entretanto, a ameaça não se concretizou.

Postar um comentário