Como andar de bicicleta sem usar os braços em cinco passos

Learn to Cycle No-Handed
Durante uma pedalada, dependendo da ocasião, você quer tirar uma peça de roupa, devorar uma guloseima ou praticar aquele novo passo de dança que você aprendeu. Só que você precisa tirar os braços do guidão, e se não souber como fazer isto, ou você para a bicicleta ou leva um tombo.

O site BikeRadar, com a colaboração de Anna Glowinski, criou um vídeo mostrando um passo a passo de como se locomover com uma bicicleta com os membros superiores livres. Quem sabe eu finalmente consiga aprender a fazer isto também. Ou pensaste que é só você que não sabe?

Encontre um bom lugar para praticar

Você deve arranjar um espaço onde tenha uma longa e larga reta, mas não vá fazer isto no meio de uma rodovia movimentada.

Comece a pedalar

Isto é óbvio, dãããã... mas o importante é saber que se deve desenvolver uma velocidade suficiente e engatar uma marcha adequada para mantê-la, a fim de adquirir estabilidade e equilíbrio lateral.

Jogue o peso do seu corpo para a parte traseira da bicicleta

Incline seu tronco criando um ângulo em relação ao solo tão obtuso quanto possível, ou seja, um ângulo acima de 90 graus, sentando-se perfeitamente sobre o selim e com uma boa postura corporal, como se estivesse em uma cadeira.

Faça sua mente se acostumar com a ideia de pedalar sem usar os braços

Tente se sentir gradualmente mais confortável com a sensação de poder andar em uma bicicleta usando apenas os membros inferiores. Caso não seja possível no início, tente ao menos tirar as mãos do guidão e pairá-las sobre ele, para, em caso de um iminente acidente, poder retomar o controle da bicicleta rapidamente.

Pedale da forma mais suave possível

Parabéns! Agora que você aprendeu a se equilibrar numa bicicleta sem usar os braços, tracione a roda traseira forçando suas pernas de forma que não cause inclinações laterais bruscas. Além disto, lembre-se de concentrar o peso total do conjunto bicicleta-você sobre a parte traseira do quadro. Tudo isto te dará mais controle e estabilidade.
Vale lembrar que cada tipo de bicicleta e conjunto de aros possuem particularidades que te farão adaptar sua técnica de pedalar sem usar os braços. Boa sorte!

Postar um comentário