Para onde apontam os olhos de um piloto de Fórmula 1?

Eye Tracking on an F1 car Video Thumbnail
Todos nós já estamos acostumados a assistir vídeos onboard filmados em corridas de automóveis. Estes registros nos dão uma grande noção do que se passa dentro do cockpit de um carro de competição.

Há alguns anos, o surgimento das microcâmeras que podem ser presas no capacete popularizou um ponto de vista raramente explorado até então. O advento dos óculos de sol com câmera de vídeo na parte central do aro tornou possível um posicionamento quase idêntico ao dos olhos do piloto.

Só que a Sky Sports ainda não se deu por contente. Queria saber para onde os olhos de um piloto de Fórmula 1 concentra seu olhar durante um Grande Prêmio. Com a ajuda da equipe Force India e do piloto Nico Hulkenberg, foi buscar a resposta.


Para isso, Nico vestiu uma espécie de aro, semelhante ao de óculos de grau ou de sol, mas que não possui lentes. Ao invés de proporcionar ajuda ao enxergar ou proteção dos raios de sol, este equipamento, além de gravar vídeos, faz a leitura do posicionamento dos globos oculares em tempo real e armazena esta informação.

Após o processo de gravação, um software específico salva um vídeo no qual consta o conteúdo do vídeo original mais um ponto de referência que mostra a todo frame para onde o piloto concentra seu olhar durante todas as etapas de um Grande Prêmio, desde a saída dos boxes, ao executar o procedimento de largada, realizar curvas, entrar no pit lane e parar o carro no pit stop.

Este trabalho também é interessante porque permite verificar outro fator importante em um piloto de automóvel: o tempo de reação.

Postar um comentário