Rubén Aguirre (15/06/1934 - 17/06/2016)

Rubén Aguirre
Rubén Aguirre Fuentes foi um ator mexicano que se tornou famoso mundialmente pelo papel do Professor Girafales na série "Chaves". Além disso, interpretou o personagem Lucas Pirado, amigo de Pancada Bonaparte, quadro do "Clube do Chaves".

Rubén Aguirre começou a trabalhar muito cedo. Com pouca idade, já havia feito de tudo um pouco. Foi locutor de rádio e televisão, ventríloco, ator, narrador de touradas, toureiro e diretor de televisão.

Em Monterrey, Aguirre trabalhou no Canal 6, como chefe de locutores e mão direita do gerente do canal. Naquela época, o canal era recém-inaugurado, e pouco a pouco, começava a competir com o Tele Sistema Mexicano, canal mexicano mais conhecido.

Depois, os mesmos donos do Canal 6 abriram o Canal 8, e contrataram Rubén, como sub-gerente de produção. Passou a ser executivo da empresa e, nos fins de semana, era ator em um programa que era transmitido aos sábados, criado por Roberto Gómez Bolaños, o "Chespirito". O programa se chamava "Chespiritotadas".

O diretor do canal logo o impediu de desempenhar os dois trabalhos, alegando que, para a imagem da empresa, não ficava bem ter um executivo negociando durante a semana e atuando como ator nos finais de semana. Para surpresa do próprio diretor do canal, Rubén escolheu ser ator, e abriu mão do cargo de executivo da empresa, apesar do alto salário que recebia.

A partir daí, começou a trabalhar com Roberto Gómez Bolaños em várias séries: "El Cidadano Gómez", "Los Super Genios de la Mesa Cuadrada", "El Chapulín Colorado" e "El Chavo del Ocho", onde adquiriu sucesso internacional, interpretando o Professor Girafales, eterno pretendente de Dona Florinda.

Rubén ainda atuou em quatro filmes de Chespirito: "El Chanfle", "El Chanfle 2", "Charrito" e "Don Ratón y Ratero". Em 1992, com o fim definitivo das gravações de "Chaves", Aguirre produziu, dois anos depois, o programa "Aqui esta la Chilindrina", que teve como personagem central Chiquinha, interpretada por Maria Antonieta de Las Nieves.

Além disso, foi indicado ao prêmio a Diosa de Plata pela academia cinematográfica, pelo filme "Viva el Chubasco".

Desde 1976, Rubén é proprietário do "El Circo del Professor Jirafales". Nos últimos tempos, tem se afastado do público e deixado de fazer shows, pois sente muita vergonha de seu corpo. Ultimamente, o ator estava muito gordo, chegando a pesar mais do que Édgar Vivar no tempo que interpretava o Seu Barriga. Aguirre engordou mais de 25 quilos, devido ao uso de um medicamento, para curar um problema que tinha na perna há alguns anos.

Filmografia

- El Show del Vampiro (2004)
- Fray Valentino II (1994)
- Las Aventuras de Fray Valentino (1994)
- Fray Valentino, El Chivo (1992)
- Padre Correa, Este vampiro Es Un Tiro (1991)
- Escuadrón Sida (1987)
- Charrito (1984)
- Viva el Chubasco (1983)
- Don Ratón y Don Ratero (1983)
- El Chanfle II (1982)
- El Chanfle (1979)
- Capulina Chisme Caliente (1977)
- Lo Veo y no Lo Creo (1977)
- El Moro de Cumpas (1977)
- Sabor a Sangre (1977)
- Sacerdote, Santo y Blue Demon contra el Doctor Frankenstein (1974)

Diretor de

- Aquí Está la Chilindrina (1994)
- Llevatelo (1993)
- TVo (1991)

Escritor de

- Sube Pelayo Sube! (1973)

Novelas

- Mundo de Juguete
- Rutas de Pasión
- Agonía de Amar
- Las Aventuras de Hoc

Postar um comentário