Fórmula 1: quais informações as equipes podem ou não transmitir aos pilotos pelo rádio a partir de agora

2014 FIA Formula One Sporting Regulations Article 20.1
Pela FIA, Charlie Whiting enviou às equipes de Fórmula 1 uma diretiva técnica, atendida pelo Artigo 20.1, esclarecendo o que pode ser informado e o que não pode ser transmitido aos pilotos através de conversas pelo rádio. As novas regras já valem para o Grande Prêmio de Cingapura, a ser disputado neste final de semana.

Algumas das informações enviadas corriqueiramente aos pilotos só serão proibidas a partir do Grande Prêmio do Japão. Além disso, qualquer mensagem transmitida que pareça ser codificada resultará em punições.

As restrições se aplicam a todas as vezes que o carro estiver fora dos boxes, ou seja, além da corrida, durante os treinos livres e a qualificação, o Artigo 20.1 estará em vigor.

O que NÃO será permitido:

- Detalhes de tempos de volta e setores de um adversário e onde o mesmo está mais rápido ou mais lento

- Ajuste de configurações das unidades de força (motor, ERS etc.)

- Ajuste de configurações de uma unidade de força para aliviar o desgaste do sistema

- Ajuste de configurações da caixa de câmbio

- Rotina de "aprendizado" das trocas de marcha por parte do sistema eletrônico ***

- Balanceamento ou ajuste do SOC para melhorar a performance

- Informações sobre a configuração do fluxo de combustível (exceto se requisitado para transmiti-las através da direção de prova)

- Informações sobre a quantidade de combustível que deve ser economizada

- Informações sobre pressão e temperatura dos pneus ***

- Informações sobre configurações do diferencial

- Mapeamento de embreagem para largada e pit stops

- Informações sobre mapeamento ou configurações da embreagem

- Patinagem (burnout) dos pneus para a largada

- Informações sobre balanço do freio ou configurações do Brake By Wire

- Avisos sobre desgaste ou temperatura dos freios ***

- Seleção de configurações padrão para o piloto (exceto se for identificado um problema com o carro)

- Responder uma questão direta do piloto (ex. "Estou usando o mapeamento de torque correto?")

- Qualquer mensagem que pareça ser codificada


O que ESTÁ permitido:

- Avisar ao piloto que sua mensagem foi recebida com clareza

- Tempos de volta e setores

- Detalhes de tempos de volta de um adversário

- Diferenças de tempo para um adversário durante uma sessão de treinos ou a corrida

- "Aumente o ritmo", "acelere agora", "você atingirá o tempo x:xx" ou similares

- Avisar sobre tráfego intenso durante uma sessão de treinos ou a corrida

- Durante a qualificação, informar as diferenças de tempo para os carros da frente, a fim de tentar obter distância segura e conseguir uma volta rápida sem interferências com outros pilotos no caminho

- Avisar sobre a possibilidade de haver um furo ou perigo de explosão dos pneus

- Escolha de pneus para o próximo pit stop

- Número de voltas que um adversário completou com um conjunto de pneus durante a corrida

- Escolha de pneus de um adversário

- Indicação de problema iminente com o carro de um adversário durante a corrida

- Informações sobre a estratégia de corrida de um adversário

- Bandeiras amarelas, entrada e saída do Safety Car da pista e outros alertas

- Período que o Safety Car permanecerá na pista

- Erros competidos ou punições aplicadas a um adversário (ex. cortar chicanes, sair da pista, drive through etc.)

- Notificação de que o DRS está habilitado ou desativado

- Resolver problemas com o DRS

- Mudança do ângulo de ataque do aerofólio dianteiro para o próximo pit stop

- Transferência de óleo

- Pista molhada, presença de óleo ou detritos em curvas

- Ordenar entrada no pit lane

- Avisar para tomar cuidado com os limites da pista

- Estar alerta com os sinais emitidos pelos semáforos ao entrar ou sair do pit lane

- Enviar mensagens passadas pela direção de prova

- Informações sobre danos causados ao carro

- Número de voltas restantes

- Instruções ao piloto para mudar de posição com outros pilotos

- Informações sobre a sequência de testes durante os treinos livres (ex. mapeamento de aerodinâmica)

- Informações sobre o clima local

- Vir aos boxes para recolher o carro

*** Proibição entra em vigor a partir do Grande Prêmio do Japão

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