Veja como sua loja virtual pode ser bem-sucedida nas redes sociais com seis estratégias para campanhas de social commerce

Social Commerce
Atualmente, grande parte das transações online é influenciada direta ou indiretamente pelas redes sociais. Opiniões de amigos e outros contatos de confiança acabam direcionando as decisões de compra. Alguns estudos indicam que a mídia social impacta o e-commerce em até 50%.

Diante disso, diversas empresas passaram a converter seus perfis nas redes sociais em lojas online, a fim de conquistar clientes diretamente. Entretanto, existem alguns componentes que separam as campanhas de maior sucesso das mais comuns.

As estratégias podem variar de acordo com a indústria e natureza do produto, mas os fundamentos abaixo podem ser adotados em qualquer ação de social media.

Ter expectativas realistas. As campanhas mais bem sucedidas não focam na conversão imediata. Na verdade, elas nem mesmo consideram as redes sociais como uma plataforma de vendas diretas.

Em vez disso, elas são utilizadas para atrair, engajar, agradar e encaminhar clientes para suas páginas. Apesar de a mídia social influenciar a decisão de compra, grande parte das aquisições acontece no próprio site da loja.

Tentar vender diretamente da fanpage da marca pode transmitir a ideia de que a empresa só está interessada em tirar dinheiro dos consumidores.

Criar engajamento com conteúdo de qualidade. A chave para gerar vendas através das redes sociais é utilizar engajamento. Toda campanha de social commerce mantém o engajamento como centro da estratégia.

Para isso, é necessário um conteúdo de qualidade, além de muita paciência. O processo não ocorre de um dia para o outro. As marcas devem compartilhar constantemente diversas formas de conteúdo de valor que atenda às necessidades da audiência.

Memes, vídeos, infográficos, citações e postagens de blogs são alguns exemplos.

Gerar indicação. O comércio nas redes sociais depende muito do quanto o seu produto ou serviço está sendo mencionado nos círculos dos seus potenciais consumidores. Uma pequena menção ou recomendação feita por um influenciador pode ser o fator determinante nas vendas online.

Para isso, é preciso engajar os leitores de forma direta e indireta. As marcas podem oferecer aos influenciadores um teste grátis do produto, por exemplo, ou mencioná-los em suas publicações.

Utilizar prova social para ganhar credibilidade. Provas sociais correspondem aos diferentes sinais indiretos e elementos relacionados a um perfil, post e marca que indicam a confiança das pessoas nos serviços da empresa.

Elas ajudam a gerar uma primeira impressão forte a novos visitantes, além de fazer com que a companhia pareça confiável. Algumas estratégias para conquistar isso são:

- utilizar avaliações feitas por usuários sobre os produtos, logos de clientes da marca conhecidos e recomendações de consumidores;
- promover tuítes, publicações no Facebook ou no Google+;
- incorporar tuítes de influenciadores na página ou site da loja.

Investir no visual do site. Existem diversas ferramentas para ajudar a criar uma página otimizada para conversões. O serviço Lead Pages, por exemplo, oferece diversas opções de design.

Para facilitar a navegação, mantenha o site organizado, sem barra lateral, menu de navegação ou qualquer outro texto desnecessário.

Facilitar o processo de pagamento. O serviço de pagamento também pode ser fator determinante na performance de vendas da empresa. As marcas devem utilizar um serviço que permita integrar o site às redes sociais.

É importante que não haja nenhuma distração durante o processo de pagamento, como redirecionamentos, excesso de informações requeridas, etc. Apesar da ferramenta "carrinho de compras" impulsionar as vendas, muitos ainda não oferecem uma experiência compatível ao comércio mobile.

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