Sete dicas para fazer seu e-commerce vender mais

Um dos fatores mais importantes que diminuem drasticamente a rentabilidade de um site de comércio eletrônico é a baixíssima taxa de conversão que temos no Brasil. De acordo com uma pesquisa da Experian Hitwise, a taxa de conversão média no Brasil é de 1,65%.

Na grande maioria dos casos, há baixo ou nenhum investimento em métricas e inteligência, compra de mídia com pouco foco em resultados, e falta de conhecimento em marketing digital por parte da equipe e dos parceiros. Isto se deve ao fato de que o e-commerce é uma área ainda muito nova e bastante diferente do varejo tradicional.

O comércio eletrônico brasileiro cresce a cada dia, mas ainda é apenas 2% do varejo nacional. Ainda não há um pensamento em todas as equipes de gerenciamento de lojas virtuais visando o aumento da conversão do site, a rentabilidade da operação da loja virtual, e a satisfação dos usuários.

Como você pode aumentar a taxa de conversão de sua loja virtual? Bem, não há uma "receita de bolo" para isto, mas há sete dicas que podem ajudar você e sua equipe a aumentar a visibilidade de seu e-commerce, e, possivelmente, suas vendas.

Invista em Métricas. No marketing digital, tudo pode e deve ser mensurado. Entenda o que 100% dos usuários fizeram em seu site, por que não compraram e otimize todos os pontos e aspectos onde houveram desistências no processo de compra.

Elabore um estudo de experiência de navegação e interface com o usuário. Entenda todas as dificuldades encontradas na navegação de sua loja virtual e otimize cada aspecto do site.

Otimize suas landing pages. Estudos de eye-tracking, testes A/B e testes multivariáveis ajudarão a aumentar muito o índice de usuários que chegam em seu site e clicam no botão comprar. Os testes também podem e devem ser feitos no check-out de sua loja.

Defina seus investimentos em campanhas e otimize-as baseando-se no "Retorno Sobre o Investimento". Antes de tudo, defina qual o Return Over Investment (ROI) ideal para sua loja virtual. A grande maioria analisa o ROI médio do site, quando o que deve ser trabalhado é o ROI por categoria de produtos ou serviços comercializados. Otimize cada formato de banner, linha criativa, palavras de campanhas de Links Patrocinados, etc. que estiverem abaixo do ROI ideal para cada categoria.

Crie uma estratégia de relacionamento com seus clientes. Quantos e-mails, enviados por campanhas de newsletter, que valham a pena receber, você recebe por dia? Estratégias como estas têm potencial para criar uma taxa de conversão mais alta do que a tradicional compra de mídia.

Tenha um site com interface adaptável para todos os dispositivos. Já há 15% de média de acessos mobile no Brasil. Em 2014, pode-se chegar a 30%. Em 2015, este percentual, possivelmente, atingirá 50%. Deixar estes usuários de fora do seu e-commerce é fatal para a diminuição da taxa de conversão.

Não escolha fornecedores, escolha parceiros. Para aumentar as chances de sua loja virtual atingir os resultados esperados, escolha parceiros que trabalhem com porcentagem sobre resultados (success fee) e acordos de nível de serviço ou SLAs (Service Level Agreement) muito bem definidos. Modelos comerciais com porcentagem fixa, sob valor investido, entre outros modelos de remuneração no mundo da publicidade, não fazem sentido nenhum para um e-commerce.

Agência Drop

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