Eusébio (25/01/1942 - 05/01/2014)

Eusébio vestindo a camisa da Seleção Portuguesa de FutebolEusébio da Silva Ferreira (MPIH, GCIH, GCM), conhecido simplesmente por Eusébio, foi um futebolista português. Nasceu na capital do Moçambique, então Lourenço Marques, hoje chamada Maputo. É considerado um dos melhores futebolistas de todos os tempos pela International Federation of Football History & Statistics (IFFHS).

Eusébio ajudou a Seleção Portuguesa a alcançar o terceiro lugar na Copa do Mundo de 1966, além de ter sido o artilheiro da competição, com nove gols. Ganhou a Bola de Ouro em 1965 e ficou em segundo lugar na mesma premiação em 1962 e 1966.

Eusébio jogou pelo Benfica durante quinze dos vinte e dois anos que atuou como jogador de futebol, tornando-se fortemente associado ao clube português. É o maior goleador da história da equipe, com 638 golos em 614 jogos oficiais.

No Benfica, ganhou onze Campeonatos Nacionais, cinco Taças de Portugal, uma UEFA Champions League e mais três finais da maior competição de clubes da Europa, além de se tornar artilheiro em 1965, 1966 e 1968.

Eusébio foi o maior vencedor da Bola de Prata, conquistando a premiação sete vezes, em 1964, 1965, 1966, 1967, 1968, 1970 e 1973. Foi o primeiro jogador a ganhar a Bota de Ouro, em 1968, e repetiu o feito em 1973.

Também conhecido como "Pantera Negra", "Pérola Negra" ou "Rei de Portugal", Eusébio marcou 733 golos em 745 jogos oficiais na sua carreira. Era conhecido pela sua velocidade, técnica, corpo de atleta e pelo poderoso e preciso arremate de pé direito, tornando-o um goleador e um dos melhores cobradores de faltas de todos os tempos.

É considerado o melhor jogador da história do Benfica e de Portugal, e um dos primeiros atacantes africanos. Apesar de ter nascido em Moçambique, Eusébio só podia jogar pela Seleção Portuguesa, já que o país africano era considerado um território ultramarino de Portugal, e os seus habitantes eram considerados portugueses.
 Eusébio faz gol diante do Brasil, eliminado na fase de grupos da Copa de 1966 (Foto: Getty Images)
Eusébio faz gol diante do Brasil, eliminado na fase de grupos da Copa de 1966 (Foto: Getty Images)
O nome de Eusébio aparece muitas vezes nas listas e votações de melhores jogadores de futebol de todos os tempos, realizadas por críticos de futebol e fãs. Foi eleito o nono melhor jogador de futebol do século XX, numa pesquisa realizada pela IFFHS, faz parte da lista dos cinquenta melhores jogadores de todos os tempos do Planète Foot, ficou em 8º lugar da lista "Os Melhores do Século XX", elaborada pela revista Placar, e foi eleito o décimo melhor jogador de futebol do século XX, numa pesquisa realizada pela revista World Soccer.

Pelé nomeou Eusébio como um dos 125 melhores jogadores de futebol vivos, na sua lista FIFA 100, elaborada em 2004. Eusébio ficou em sétimo lugar na votação online para o Jubileu de Ouro da UEFA. Em Novembro de 2003, para comemorar o Jubileu da UEFA, foi escolhido como o jogador de ouro de Portugal, pela Federação Portuguesa de Futebol, como o seu melhor jogador dos últimos cinquenta anos.
Pelé e Eusébio se encontram antes de amistoso entre Brasil e Portugal (Foto: Agência AP)
Pelé e Eusébio se encontram antes de amistoso entre Brasil e Portugal (Foto: Agência AP)
Desde que se aposentou, Eusébio tem sido um embaixador um dos rostos mais conhecidos do futebol. Eusébio é muitas vezes elogiado pelo seu conhecido fair-play e humildade, até mesmo pelos adversários. Foram realizadas várias homenagens por parte da FIFA, da UEFA, da Federação Portuguesa de Futebol e do Benfica em sua honra.

António Simões, ex-jogador do Benfica, da Seleção Portuguesa, e amigo de Eusébio, reconhece a sua influência no Benfica: "com Eusébio, talvez pudéssemos ser tri-campeões europeus, sem ele, talvez pudéssemos ganhar o campeonato".

Postar um comentário