O Pinterest é útil para sua marca? Descubra como usar a plataforma

Rede social pode ser uma importante arma para as empresas, ou uma ferramenta desnecessária para comunicação
Pinterest
Se uma marca olhar apenas para os números do Pinterest, com certeza vai se interessar em se fazer presente na rede social.

Com apenas três anos de vida, a plataforma já soma 70 milhões de usuários, 2,5 bilhões de page views mensais, um tempo médio de permanência de 14 minutos e 9 milhões de usuários que transitam entre o Pinterest para on Facebook.

Dentre todos esses números, curiosamente, apenas 20% do conteúdo postado na rede social é original, ou seja, 80% de toda a atividade é replicada.

Entretanto, as características da rede social, que se baseiam no compartilhamento e gerenciamento de fotos, colocam pontos de interrogação na cabeça das marcas que desejam utilizar a plataforma como canal de comunicação.

Confira abaixo sete dicas de como o Pinterest pode ser útil, ou não, para as empresas:

Pinterest é essencial se...

- uma empresa de e-commerce vende produtos online. A capacidade do Pinterest para direcionar o tráfego de referência e converter compradores é fantástica e rápida. Além disso, é aplicável tanto para companhias B2C quanto para B2B;

- a marca possui negócios altamente visuais, como empresas de designer de interiores, fotografia, edição de mídia, restaurantes ou chefs, dentre outros. O Pinterest é uma ótima maneira de compartilhar estes tipos de trabalhos;

- pessoas são públicas, são basicamente uma marca, como atores conhecidos, personalidades da TV, apresentadores de mídia, autores famosos, dentre outros. O Pinterest pode ser um amplificador da mensagem, inclusive para campanhas das marcas com estas personalizadas. A plataforma comporta espaços para vídeos;

- a marca tiver intenções de fazer uma comunicação regional, ou em alguma especifica localidade. O Pinterest pode ajudá-lo a classificação dentro de poucos dias para palavras-chave ou frases que simplesmente levam muito tempo para serem classificadas organicamente em sites maiores.

Pinterest não é muito útil se...

- a empresa utiliza a rede social como base de suas operações. O Pinterest é uma espécie de condução de tráfego e não uma plataforma principal para marca

- a marca não possui recursos necessários para criar conteúdo original, como infográficos , imagens ou vídeos. Replicar conteúdo nas páginas da plataforma não irá ajudar, pelo contrário, pode fazer mal para a imagem da empresa.

- a empresa for utilizar a plataforma somente porque as outras estão fazendo. O Pinterest é uma ferramenta para ser utilizada com um propósito, os usuários esperam isso. É necessário divulgar conteúdo focado em uma ação específica, que gere fluxo para outras plataformas na web.

ProXXIma

Postar um comentário