Com apenas três anos de vida, a plataforma já soma 70 milhões de usuários, 2,5 bilhões de page views mensais, um tempo médio de permanência de 14 minutos e 9 milhões de usuários que transitam entre o Pinterest para on Facebook.
Dentre todos esses números, curiosamente, apenas 20% do conteúdo postado na rede social é original, ou seja, 80% de toda a atividade é replicada.
Entretanto, as características da rede social, que se baseiam no compartilhamento e gerenciamento de fotos, colocam pontos de interrogação na cabeça das marcas que desejam utilizar a plataforma como canal de comunicação.
Confira abaixo sete dicas de como o Pinterest pode ser útil, ou não, para as empresas:
Pinterest é essencial se...
- uma empresa de e-commerce vende produtos online. A capacidade do Pinterest para direcionar o tráfego de referência e converter compradores é fantástica e rápida. Além disso, é aplicável tanto para companhias B2C quanto para B2B;
- a marca possui negócios altamente visuais, como empresas de designer de interiores, fotografia, edição de mídia, restaurantes ou chefs, dentre outros. O Pinterest é uma ótima maneira de compartilhar estes tipos de trabalhos;
- pessoas são públicas, são basicamente uma marca, como atores conhecidos, personalidades da TV, apresentadores de mídia, autores famosos, dentre outros. O Pinterest pode ser um amplificador da mensagem, inclusive para campanhas das marcas com estas personalizadas. A plataforma comporta espaços para vídeos;
- a marca tiver intenções de fazer uma comunicação regional, ou em alguma especifica localidade. O Pinterest pode ajudá-lo a classificação dentro de poucos dias para palavras-chave ou frases que simplesmente levam muito tempo para serem classificadas organicamente em sites maiores.
Pinterest não é muito útil se...
- a empresa utiliza a rede social como base de suas operações. O Pinterest é uma espécie de condução de tráfego e não uma plataforma principal para marca
- a marca não possui recursos necessários para criar conteúdo original, como infográficos , imagens ou vídeos. Replicar conteúdo nas páginas da plataforma não irá ajudar, pelo contrário, pode fazer mal para a imagem da empresa.
- a empresa for utilizar a plataforma somente porque as outras estão fazendo. O Pinterest é uma ferramenta para ser utilizada com um propósito, os usuários esperam isso. É necessário divulgar conteúdo focado em uma ação específica, que gere fluxo para outras plataformas na web.
ProXXIma
Postar um comentário