Seu site é mais importante que o Google?

Sabemos que ser encontrado no Google é fundamental para aumentar as visitas em nosso site e ter melhores vendas. Porém, imagine uma loja que vendia muitos produtos para visitantes vindos do Google, mas que tinha seu tráfego todo advindo dessa única fonte. Quando as visitas desta origem deixaram de chegar, as vendas pararam de acontecer. Simples assim.

Se essa empresa, por outro lado, tivesse uma marca forte e uma base de consumidores fidelizadas, não precisaria se preocupar, pois haveria visitas recorrentes ao site e, da mesma forma, vendas que sempre ocorreriam.

Além disso, suas vendas estariam constantemente aumentando, visto que há grande probabilidade de o Google privilegiar sites de grande autoridade no mercado em seus resultados orgânicos.

Um dos erros mais comuns em uma estratégia de SEO é contar com o tráfego de busca orgânica como indispensável para um negócio se sustentar. Trata-se de um risco muitíssimo grande, uma vez que se o algoritmo mudar ou acontecer qualquer tipo de imprevisto, a operação de uma empresa pode estar fadada à falência.

Para ter um site de sucesso é preciso que seu site e sua marca sejam mais importantes para seu consumidor do que o Google, porque é isso que garantirá o futuro de seus negócios.

Tenha uma marca amada

As empresas mais inteligentes investem em sua marca e a fazem ser amada pelos seus consumidores. O resultado disso é que os usuários, em vez de consultar o Google para descobrir novos conteúdos, novidades ou produtos, acessam diretamente aquele site.

Isso é fundamental sob diversos aspectos: redução de investimento em publicidade e maior rentabilidade nas vendas de produtos, no caso de um e-commerce.

Um bom exemplo que temos disso é a Amazon.com. Muitas pessoas, quando querem adquirir um produto, ou, mais especificamente, um livro, vão diretamente ao site da Amazon, em vez de passar pelo Google.

Essas pessoas confiam naquele site e sabem que podem adquirir bons produtos a um bom preço. Ali encontram não só algum produto específico que procuram, mas podem igualmente encontrar outros baseados em uma inteligência de sugestão.

Menos investimentos, mais lucros

Outra grande vantagem do seu site ser mais importante para seu usuário do que o Google é o fato da comparação com a concorrência tornar-se menor. Quem procura diversos sites onde comprar um produto acaba escolhendo a loja virtual por uma relação preço X confiança.

Se o seu consumidor não pesquisar em seu concorrente, partindo do pressuposto que o seu preço é justo e seu serviço de entrega confiável, seu e-commerce terá melhores margens sob dois aspectos: menor investimento em marketing e maior preço final no momento da venda.

Investir em "marca forte" é o que estão fazendo os sites e lojas virtuais que, no futuro, tendem a sobreviver a um mercado extremamente competitivo. Isso não quer dizer que o trabalho de SEO ou mídia não seja importante, muito pelo contrário, deve-se investir fortemente em todas as estratégias de marketing e publicidade, mas com um objetivo: em vez de lucrar com a primeira venda, deve-se fidelizar o consumidor a voltar para sua loja em vez de pesquisar no Google quando fizer a sua compra.

Torne o seu site mais importante para seu consumidor do que o Google. As finanças e o futuro de sua empresa agradecem.

iMasters

Postar um comentário