As modalidades do ciclismo de pista

Ciclismo em velódromo
Com o início das provas de ciclismo nos Jogos Olímpicos de Londres, é fundamental conhecer as diversas modalidades existentes no velódromo.

Match Sprint

Uma disputa entre dois ciclistas, durante três voltas, onde quem cruzar primeiro a linha de chegada é o vencedor. Geralmente, os competidores adotam uma tática de fazer tempos mais lentos nas duas primeiras voltas, onde um tenta tirar o outro do traçado ideal da pista.

Os últimos 200 metros quase sempre são os momentos decisivos da prova. Neste momento, a força máxima dos competidores é exigida durante aproximadamente dez segundos, o que torna estes os melhores e mais fortes atletas no ciclismo.

Team Pursuit

Duas equipes de quatro ciclistas competem uma contra a outra ao longo de 16 voltas, ou 4.000 metros. Na prova feminina, a extensão é mais curta, 12 voltas ou 3.000 metros, e as equipes consistem de três competidoras cada uma.

As equipes iniciam a prova uma em cada lado da pista, e o time que marcar a volta mais rápida ou ultrapassar o outro vence a competição.

Omnium

Este é o teste mais rigoroso para um ciclista. A modalidade consiste de seis provas, que testam tanto a capacidade de sprint quanto a de endurance do atleta.

Flying Lap: uma volta contra o relógio;

Corrida de Pontos: 30 quilômetros para homens, 20 quilômetros para mulheres. Durante a prova, os ciclistas marcam pontos para sprints a cada dez voltas (2,5 km), e por completar voltas;

Corrida de Eliminação: corrida com sprint a cada duas voltas, e o último colocado em cada sprint é eliminado da prova;

Perseguição Individual: 4.000 metros para homens, 3.000 metros para mulheres. Dois ciclistas iniciam um em cada lado da pista, e durante 16 voltas (12 para mulheres), o objetivo é marcar a volta mais rápida da prova;

Stratch: 16 quilômetros para homens, 10 quilômetros para mulheres. Todos os pilotos iniciam de um mesmo ponto na pista, e o vencedor é o primeiro a cruzar a linha de chegada;

Time Trial: 1 quilômetro para homens, 500 metros para mulheres. Cada competidor corre durante quatro voltas (duas para mulheres), tentando marcar a volta mais rápida.

Keirin

Tanto a prova masculina quanto a feminina consiste de oito voltas, onde o grupo de ciclistas percorrem a pista com o auxílio de uma pace bike, motorizada ou não. No início da prova, a pace bike deve estar a 30 km/h (25 km/h na prova feminina), e ela acelera até os 50 km/h (45 km/h na prova feminina).

Nos 600 metros finais, quando o ciclista da frente sai da pista, e o pelotão começa o sprint até o final, onde quem cruzar primeiro a linha de chegada é o vencedor.

Postar um comentário