Por que você está online?

"Eu preciso estar na Internet". Quem já ouviu essa frase em uma reunião ou prospecção com cliente? E ao questionar o porquê, ouviu que "é porque está na moda" ou "porque minha concorrência também está". Eu já ouvi até um "ué, porque todo mundo está! Minha sobrinha é viciada em Facebook". E quer saber o pior? Fechamos a conta nas redes sociais desse cliente por causa disso!

Se o objetivo da sua marca é entrar na Internet porque a sua sobrinha de dez anos passa mais tempo no Facebook do que ao lados dos pais em um almoço familiar de domingo (como o caso citado acima), te aconselho manter o seu site no ar e pronto. Nem pense em estratégias digitais. Crie sua fanpage, sua conta no Twitter, coloque os logos no site para ficar "bonito" e volte a ganhar dinheiro da forma que você já sabe fazer, pois você não verá valor imediato na web e vai criticar a agência com a velha frase "Internet não dá resultado".

Sem um objetivo, não chegamos a lugar algum. E me lembro de uma reunião com uma empresa coreana, onde chegamos com um plano de trabalho para eles - era uma parceria. O CEO da empresa insistiu por mais de uma hora em saber "qual a meta", mas para aquela reunião nós não tínhamos aprofundado o projeto; era mais uma apresentação.

Voltamos para a empresa com uma missão: traçar a meta. Só assim voltaríamos a conversar. Nós estudamos, entendemos melhor o potencial de mercado e fomos conversar com duas agências para ter uma base de pesquisa. Voltamos com a meta bem definida. Então, o CEO aprovou e disse: "sem uma meta não sabemos onde queremos chegar". E objetivo é isso! Nesse caso, o objetivo era numérico, por isso o CEO o chamou de meta. Mas o que vale na história é: sem um norte você não sabe para onde ir.

Você sai de casa e vai andando pela rua para ver no que vai dar ou você sai para ir a padaria, ao supermercado ou trabalhar? Viu? Você tomou uma atitude, que gerou uma ação, que vai te levar a atingir um objetivo. O mesmo se passa com uma campanha, ou você ainda acredita que basta colocar uma campanha no ar e magicamente ela traz resultados?

Tudo o que fazemos na vida tem um objetivo e isso também serve para nossas ações de marketing e comunicação - seja on ou offline. O objetivo é o primeiro passo para qualquer ação e nós, planners, somos responsáveis por entender e traçar esse objetivo e por defender e medir para que ele seja atingido.

Objetivos, quanto mais complexos, mais difíceis de serem alcançados. Eles são curtos e grossos: vou fazer isso para a marca conseguir isso. Pronto. Direito! Estratégias e táticas seguem a mesma linha. Objetivos não têm mais do que uma linha; aliás, vamos usar a teoria do Twitter, onde uma mensagem pode ser transmitida em 140 caracteres. O que acham?

Vamos ser o mais sucinto e direto possível, afinal, na comunicação e marketing menos é mais!

iMasters

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