Ele até aparece na lista de dispositivos de armazenamento do Windows Explorer, mas dava duplo clique para ver os arquivos e o sistema dizia que o pen drive precisa ser formatado. Tentava formatar, mas nenhum sistema de arquivos aparecia para que pudesse formatá-lo.
Depois de uma rápida pesquisa na internet, descobri que o Windows XP, originalmente, não possui suporte a dispositivos de armazenamento removível com capacidade maior que 32 GB. No entanto, existe um sistema de arquivos específico para estes pen drives, chamado "exFAT".
Para que o Windows XP possa utilizar o exFAT para abrir pen drives com mais de 32 GB, é necessário que esteja atualizado para o Service Pack 2 ou 3. Depois, deve ser feito o download do update KB955704. A versão em português está neste link, e a versão em inglês, neste endereço.
Instale o update, reinicie o computador e insira o pen drive novamente. Dê duplo clique no ícone que surge no Windows Explorer. Se pedir para formatar, clique "sim". Na lista de opções de sistema de arquivos, aparecerá a opção "exFAT". Selecione o "tamanho padrão de unidade de alocação", depois marque a opção "formatação rápida" e clique em "iniciar". Na janela de alerta de perda de dados, se já tiver um backup dos dados contidos no pen drive, clique "OK". Em alguns segundos, o pen drive estará formatado e pronto para uso no Windows XP.
O Windows 7 já suporta nativamente o exFAT. Já o Windows Vista precisa ter o Service Pack 1 ou 2 instalado para poder utilizar esse sistema de arquivos.
Postar um comentário