Pageview não é métrica!

Há 15 anos, quando a Internet surgiu como plataforma de negócios, medir a quantidade de páginas vistas era interessante. Primeiro porque era algo totalmente novo, segundo porque não se tinha tanto o que mensurar (além dos sites serem grandes "folders digitais", não se tinha muitas pessoas com acesso a Internet).

Hoje a história é bem diferente. Com o crescimento dos sistemas de métricas é possível mensurar muito mais o que acontece na web. Na verdade é preciso fazer isso se quisermos medir a performance do site com o qual estamos trabalhando. Profissionais de planejamento estratégico digital são os grandes responsáveis por transformar toda essa métrica em estratégias de ação.

Planners transformam dados em informação estratégica. As métricas são essenciais para isso, entretanto o mercado anunciante ainda tem uma resistência a elas, seja por acreditar que métricas só servem para banners em campanhas ou por pensar que usar o Google Analytics basta.

Pensemos além disso. Usar Adservers em campanha é algo fundamental, pois são essas ferramentas que mostram a performance da campanha. Então por que não medir a performance do site?

Não medir essa performance deixa o trabalho incompleto. O Google Analytics nos traz informações interessantes sobre as ações. Sabemos quantas pessoas vieram ao site, de onde (Google, direto, redes sociais etc.), quanto tempo ficaram, qual horário entram mais, quais são as páginas mais vistas. Até ai, OK, mas precisamos saber mais e a Internet pode mais!

Imagine o quanto um anunciante não ia ficar feliz em saber que sua loja física aumentou em 15% as visitas e 20% as vendas porque 30 pessoas foram impactadas pela campanha na revista, 200 na TV, 100 no rádio. Saberia exatamente qual a revista ou programas (TV e Rádio) a pessoa tinha visto, saberia que 120 pessoas chegaram à loja porque viram na vitrine o que queriam e mais 250 foram indicadas por clientes. Isso seria maravilhoso, certo? Na web isso é possível há muito tempo.

Não deve-se crer que esse mesmo lojista iria gostar apenas de aumento em visitas a loja. Imagine a frustração do dono da loja ao investir em mídia, levar um grande número de pessoas à loja, que vão visitar cada departamento, ver cada um dos produtos e não comprar nada. O lojista vai querer vender!

Medir pageviews é a mesma coisa. Anunciantes que acreditam que pageview é métrica estão atrasados com relação ao momento 2.0, 3.0, 4.0 que seja, que estamos vivendo na Internet. Estamos vivendo uma era que até Unique Visitors podem ser questionados. Vivemos uma época de performance da web. E performance passa, basicamente, pelo conceito de conversão! Sem conversão, não há resultado e logo não se mede retorno/performance algum.

Planners, comecem a pensar além de pageview, unique vistior e Google Analytics. Vamos defender a performance do site com unhas e dentes aos nossos clientes. Melhor 100 pessoas entrando e convertendo do que 1.000 curiosos que entram no site e não fazem nada, além de dar um ponto para pageview!

iMasters

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