Me vê um site especial de carne com Twitter, por favor!

Agora tudo é pedido com a maior naturalidade, como se você estivesse em uma feira, frente à frente ao programador, e aqueles vários sites fritando no óleo quente.

Brincadeiras à parte, por mais que desenvolver sites seja "commodities", dá muito trabalho fazer algo com qualidade e que agrade em demasia quem vai navegar, quem desenvolve e quem compra o serviço. Um bom projeto Web tem, no mínimo, quatro fases maiores.

Planejamento

Muitos ainda acham que durante esta fase ninguém trabalha, no entanto, planejar é entender o público-alvo, definir objetivos, estratégias e a tecnologia a ser utilizada. Conforme diz sabiamente Steve Krug no livro "Não me faça pensar", em vez de ficar discutindo o que o usuário prefere na interface, ou o que cada um prefere, é melhor fazer testes como ou com usuários potenciais.

Geralmente, nesse momento, deve-se contemplar um bom briefing e muito estudo, pois daqui sairá toda a forma de navegação do projeto que é chamada de wire-frame, como neste exemplo. O wire-frame/planejamento norteará todas as próximas fases, ou seja, é o melhor momento de errar, corrigir, revisar e corrigir novamente.

Criação

Ter um site bonito é fundamental! Mas, bonito pra quem? Isso não é gosto pessoal? Com base no que foi feito anteriormente, os designers de plantão podem "viajar", criar um conceito mirabolante, pintar, desenhar imergir no mundo da "arte for web". É bom lembrar que, para criar, todos os padrões de usabilidade devem ser colocados em prática, pois sabemos que não adianta ter o site mais lindo do mundo sem uma comunicação efetiva e estimulante para o usuário.

Programação

Mãos à obra! É o momento de pegar tudo aquilo que foi feito até agora e codificar. Sim, você entendeu certo: transformar a mais bela arte em código não é uma tarefa nada fácil e exige uma trabalhão!

Nesta etapa é importante uma ótima sinergia entre programadores e criadores, já que é um momento em que tudo tem que se transformar em páginas navegáveis, com menus funcionais, animações bem feitas e tudo abrindo corretamente em todas as últimas versões dos navegadores existentes. Pasmem, um bom programador, ou uma boa equipe de acordo com o tamanho do projeto, deve testar todo o site em browsers diferentes e se certificar de que tudo correu bem.

Homologação e publicação final

No ambiente de aprovações, o projeto é passado por uma bateria de testes, correções e até mesmo um pente fino no conteúdo para chegar ao tão esperado momento de colocar o site no ar.

Parece fácil? Bom, pra quem trabalha com isso e conhece de verdade, entende como deve ser valorizado um projeto com qualidade. Programadores, designers, redatores, arquitetos de informação, "searchs", "motions" etc. sabem que, pra fazer bonito, é necessário muito estudo e experiência.

Lembre-se: na próxima vez em que for à "feira", considere que existe um prazo razoável para o site ficar pronto com qualidade, pois todo mundo conhece a história do "barato e rápido que saiu caro". Afinal, bons profissionais devem ser muito bem remunerados, e isso não muda em nenhuma área.

iMasters

Postar um comentário