Muitas empresas se mostram muito preocupadas com a possibilidade de suas comunicações digitais e utilizações de e-mail marketing serem classificadas como spam e sobre como prevenir que isso acontecesse.
A verdade é que uma mensagem ser ou não classificada como spam é ainda uma questão muito subjetiva, que varia de provedor para provedor, na sensibilidade implantada em seus filtros de antispam. Saber se sua mensagem vai ou não ser represada pelo filtro do provedor é sempre uma suposição e nunca uma certeza, afinal, mesmo mensagens que não são de comunicação digital podem cair na política se contiverem elementos suficientes para serem qualificadas como spam.
Mas existem, sim, algumas práticas que ajudam a ter maior efetividade de sua comunicação. São coisas simples, que já se falou por várias vezes. Mas, pelo visto, algumas pessoas ainda não entenderam.
Defina o público alvo
O primeiro passo para uma campanha efetiva é definir o seu público alvo, aquela faixa de pessoas que vão ter interesse em ler o que você está comunicando e quem sabe até comprar um produto vinculado à sua comunicação.
Se você tem uma base de cadastros que optou por receber informações por e-mail de sua empresa, esses contatos são uma ótima referência de pessoas que intencionalmente informaram que desejam ler suas comunicações.
Ouve-se muito de empresas sobre compras de bases de cadastros qualificadas ou não qualificadas, mas o que se deve entender é que quando falamos de comunicação, quantidade e qualidade são coisas completamente distintas. Então, raramente, recomenda-se optar por uma base de terceiros, por se ter um baixo índice de receptividade, entre 1% e 3%, daqueles que não optaram ou não desejam receber sua comunicação.
Essa taxa de receptividade vai totalmente a favor do conceito de spam, que nada mais significa do que uma mensagem que você recebeu e que não era desejada, seja ela anúncio de viagra, vírus ou notícias de uma empresa que você nunca ouviu falar. Por isso ser spammer é muito mais do que ser barrado no filtro dos provedores, é fazer comunicação indesejada a um público alvo incorreto.
Seja claro na mensagem
Sua comunicação digital tem que ser sempre direta e objetiva. Utilize as primeiras linhas e o título/assunto do e-mail para ir direto ao ponto e chamar a atenção para o que você deseja comunicar.
Você nunca deve dizer metade do assunto e esperar que o seu contato navegue para algum website para obter a mensagem na íntegra, pois essa é uma tática comum usada por spammers, chamando a atenção para uma provável vantagem irrecusável, e ao acessar o endereço desejado pode-se ter acesso a um vírus, spyware ou golpe digital.
Mas, observe bem, não é que sua comunicação não deve ter referências para o seu website, muito pelo contrário, a URL, o telefone e o e-mail de contato de sua empresa devem estar bem claros para que possa haver uma interação do seu contato, caso algo de sua comunicação lhe interesse, mas essas informações são sempre complementares na comunicação, e não parte dela.
Prometa e cumpra o que prometeu
E-Mail marketing, como qualquer outra ferramenta de publicidade, não é para brincadeiras. Se sua intenção é simplesmente aumentar o número de visitas de seu website com uma pequena mentira ou omissão, então você está fazendo exatamente o que os spammers fazem. E, logo, você é um deles.
Prometer não é ruim para ações de e-mail marketing, muito pelo contrário, ações que oferecem benefícios para aqueles que contratarem a sua empresa através da sua comunicação costumam ter ótimos índices de conversão, mas é necessário que você efetivamente cumpra a sua palavra com a penalidade de ter exatamente o efeito reverso e negativo para a sua marca.
Não seja um spammer
Enfim, o conselho àqueles que utilizam do e-mail marketing como ferramenta de comunicação é para se preocuparem menos com como as ferramentas eletrônicas lhes classificam e mais com a comunicação em si.
Não é a ferramenta de antispam de um provedor que vai lhe dizer se você é ou não um spammer, afinal, milhares de mensagens válidas são bloqueadas e outros milhares de spams são permitidos por dia, fazendo com que essas ferramentas possam apenas aproximar-se de identificar um spam ou não.
Tenha consciência limpa de que está fazendo uma boa comunicação e tenho certeza de que terá muito sucesso!
iMasters
Quem quer ser um spammer?
Publicado: sábado, 10 de julho de 2010 às 12:15
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