Review - Accelerate - R.E.M.

Em tão pouco tempo de duração, "Accelerate", novo álbum da consagrada banda de rock alternativo R.E.M., traz um formato ideal para levar o ouvinte a uma rápida viagem musical, ou mesmo uma rápida análise de suas músicas. Após muitos anos explorando uma sonoridade mais "madura e rebuscada", Peter Buck, Mike Mills, e o inconfundível vocalista Michael Stipe, acertam a mão em um retorno ao chamado "rock sem fírulas".

São quase 35 minutos de duração neste novo álbum que, a depender das escolhas futuras dos integrantes do R.E.M., pode marcar o início de uma ótima fase para a banda. Mas, por que "ótima fase"? O ouvinte pode chegar a essa conclusão ao ouvir os competentes rocks do álbum, como a faixa de abertura "Living Well Is the Best Revenge", com sua temática deliciosamente ácida, e que não soa nem um pouco forçada, mesmo vindo de uma banda que esteve tão "baladeira" nos seus últimos álbuns.

A divertida "Man-Sized Wreath" é impactante e consideravelmente pesada para os padrões da banda, podendo ser eleita por muitos fãs como a melhor faixa do álbum. O single principal, "Supernatural Superserious", traz um certo ar indie rock, mas com uma qualidade musical claramente superior à de boa parte das novas bandas do gênero.

E dá-lhe mais rocks: "Accelerate", "Horse To Water" e "I'm Gonna DJ" levarão o ouvinte a uma quase incontrolável vontade de levantar da cadeira para dançar. Até mesmo as faixas "Hollow Man" e "Mr. Richards", de sonoridade e arranjos mais "light" e puxados para o pop/rock, conseguem ser bem fiéis à proposta mais elétrica do álbum.

Mas, "Accelerate" também mostra que as baladas semi-acústicas continuarão fazendo parte da essência da banda. "Until the Day Is Done" é inspirada, e definitivamente uma das melhores músicas do álbum. "Sing for the Submarine" é boa e prende o ouvinte com seu clima mais "sombrio". Já "Houston", em seu curtíssimo tempo de duração, não possui atrativos e acaba passando meio despercebida.

O fato é que "Accelerate" consegue ser, no mínimo, um álbum extremamente simpático, e que dificilmente causará qualquer desconforto no ouvinte, mesmo aquele mais casual. E qualquer apreciador daquela sonoridade descompromissada presente nos primeiros álbuns do R.E.M., certamente colocará este novo trabalho entre os melhores da banda.

Músicas:
1. Living Well Is the Best Revenge
2. Man-Sized Wreath
3. Supernatural Superserious
4. Hollow Man
5. Houston
6. Accelerate
7. Until the Day Is Done
8. Mr. Richards
9. Sing for the Submarine
10. Horse to Water
11. I'm Gonna DJ

Whiplash

Postar um comentário