F-U e F-3 Light: será que engrenam?

Gostei da idéia de criar duas categorias no Brasil para servirem de "degraus" entre o Kart e a F-3 Sul Americana. Essas categorias são a Fórmula Universitária e a Fórmula 3 Light.

A Fórmula Universitária consistirá de carros com baixa carga aerodinâmica e câmbio em "H", usarão o etanol e carrocerias de fibra vegetal. As dez equipes serão gerenciadas por universidades, e o processo seletivo será feito nos estados do Rio Grande do Sul, Santa Catarina, Paraná, Distrito Federal, São Paulo e Rio de Janeiro.

Os pilotos não poderão exceder os 17 anos e ganharão um curso de inglês com a intenção de que cheguem fluentes nesse idioma à Europa. O campeão da F-U recebe desconto para participar da F-3 Light.

Para disputar uma temporada da F-3 Light, o piloto precisará arcar com custos que giram em torno de R$ 350 mil. A categoria usará modelos de 2008 e propulsores limitados, acompanhará a F-3 matriz em todas as etapas.

Desde a extinção da Fórmula Renault, o automobilismo brasileiro está carente de categorias intermediárias entre o Kart e a F-3. Espero que isso dê certo, senão, é bem provável que não teremos pilotos brasileiros na Fórmula 1 em questão de anos.

Um comentário: