A Intel conseguiu progresso em uma tecnologia que poderá permitir a recarga sem fios de aparelhos eletrônicos, o que poria fim ao emaranhado de cabos que pendem por trás dos equipamentos.
A empresa informa que conseguiu aumentar a eficiência de uma técnica que permite acionar sem fio aparelhos eletrônicos e computadores, um avanço que permitiria que a pessoa simplesmente posicionasse o aparelho sobre uma mesa ou balcão para carregá-lo. Isso conduziria o setor de bens eletrônicos de consumo a novos progressos quanto ao objetivo de criar um mundo no qual cabos sejam desnecessários.
Na quinta-feira, a produtora de chips demonstrou o uso de um campo magnético para transmitir carga de energia de até 60 watts a uma distância de entre 60 centímetros e um metro. Segundo a Intel, isso pode ser realizado com uma perda de energia na transmissão da ordem de apenas 25%.
"Algo parecido com essa tecnologia poderia ser incorporado a mesas ou bancadas de trabalho", disse Justin Rattner, vice-presidente de tecnologia da Intel, "de modo que tão logo alguém posicionasse sobre elas um aparelho dotado do equipamento necessário, ele começaria a receber energia imediatamente".
A apresentação foi parte do Intel Developer Forum, um evento anual organizado pela empresa para demonstrar aos programadores e profissionais do setor novas tecnologias de computação pessoal e para bens eletrônicos de consumo.
O projeto de pesquisa, que está sendo comandado por Joshua Smith, pesquisador da Intel, em um laboratório da empresa em Seattle, aproveita o trabalho do físico Marin Soljacic, do Instituto de Tecnologia de Massachusetts (MIT), que foi o pioneiro da idéia de transmissão sem fios de eletricidade, com o uso de campos magnéticos ressonantes. O grupo do MIT se refere à idéia como WiTricity, combinando os termos "wireless" (sem fio) e "electricity". Tanto o grupo do MIT quanto os pesquisadores da Intel estão explorando um fenômeno conhecido como "indução ressonante", que torna possível transmitir energia a uma distância de alguns metros sem o uso de cabos.
A indução já é utilizada para recarregar aparelhos como escovas de dentes elétricas, mas a abordagem é limitada pela necessidade de posicionar a escova sobre uma estação base.
Fonte: AdNews
Tecnologia poderá acabar com fios de eletrônicos
Tags:
Informática
Publicado: segunda-feira, 25 de agosto de 2008 às 12:36
Permalink:
Copiar
Link copiado para a área de transferência!
Houve um erro ao copiar o link para a área de transferência.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Postar um comentário