Nescau 2.0 = Web 2.0

Há modelo de negócios por trás dos sites web 2.0 brasileiros? (Uso indiscriminado e indevido do termo desgasta antes de gerar cases efetivos)

Comprei o novo Nescau 2.0. Além de dar mais uma bombada na "buzzword" 2.0, ele parece representar de certa forma a maneira como a web 2.0 é tratada no mercado de internet do Brasil: um leve "twist" no design e no sabor e pouca mudança no principal.

O conceito da web 2.0, cunhado há alguns anos, tenta gravar um marco na evolução da internet a partir de uma série de novas idéias que estão amadurecendo: desde conteúdo gerado e classificado pelo usuário até questões puramente técnicas. Um mapa que ilustra muito bem essa nuvem de conceitos ("cloud") pode ser visto em http://commons.wikimedia.org/wiki/Image:Web_2.0_Map.svg.

Os usuários puderam nos últimos anos experimentar os grandes exemplos mundiais: YouTube, MySpace e Orkut, Flickr, delicious, Digg e muitos outros especializados. Esse mesmos sites estão agora numa etapa de tradução para os diversos idiomas para ampliarem ainda mais seus usuários.

No Brasil, no entanto, a coisa é um pouco diferente, como sempre foi. Como o Nescau 2.0, muitos sites se dão o rótulo (ou "tag" pra ficar dentro do jargão) de "site 2.0" simplesmente por usar uma interação "ajax" ou incluir um espaço de comentário.

Mais no iMasters.

Postar um comentário