Kia cria perfume automotivo para motoristas de carros elétricos que têm saudade do cheiro de gasolina

Kia Gasoline-Scented Air Freshener for EV Drivers
Na primeira vez que leste o título deste texto, já deve ter disparado em você o gatilho da desconfiança de que se trata de mais uma pegadinha de primeiro de abril. Só que, imediatamente, você se lembra de que hoje não é primeiro de abril. Mesmo assim, você não quer acreditar.

Pois pode acreditar, é verdade. A Kia revelou seu tão estranho quanto divertido acessório para proprietários de carros elétricos da marca: um odorizador de ambiente, daqueles simples, mesmo, de pendurar no espelho retrovisor interno. No entanto, ele não possui aroma de pinheiro, para que você, no meio de um quilométrico engarrafamento, possa sentir como se estivesse no meio de uma floresta, mas, sim, de gasolina, para que possa entrar de vez no clima do trânsito pesado!

O item, de edição limitada, foi apresentado em conjunto com a estreia do modelo EV4 na Finlândia, portanto, só está disponível para os habitantes daquele país. O odorizador, que possui o formato de um galão de combustível laranja, dispersa um aroma que possui notas de óleo de motor, metal, alcatrão de bétula e, pasme, jasmim!

Exatamente, uma flor. Só que não trata de qualquer flor, como já deve ter reparado, mas já deve estar se perguntando: por que precisamente o jasmim? A resposta é simples: é que esta flor produz naturalmente alguns dos hidrocarbonetos presentes na gasolina.

Desenvolvida pela concessionária Astara Auto, em colaboração com o perfumista finlandês Max Perttula, a criação tem como meta "adicionar um toque divertido de nostalgia à transição para os veículos elétricos".

A campanha publicitária, como um todo, é mais que uma novidade: ela reconhece que alguns motoristas se recusam a eliminar os sentimentos sensoriais provocados pelo aroma de combustível, pelo som das revoluções do conjunto de pistões, bielas e virbrequim, a vibração provocada pelo aparato mecânico, além, é claro, pelo odor da transformação resultante do processo de combustão interna. Para a Kia, esta é uma maneira inteligente de realizar uma espécie de transição entre o entusiasmo old-school e a nova era elétrica. A mensagem se encaixa perfeitamente com as crescentes ambições da Kia em veículos elétricos. Modelos como os EV4, EV6 e EV9 representam a mudança da marca de veículos convencionais, voltados para o valor, a veículos elétricos confiantes e focados no design.

Por exemplo, o SUV topo de linha da marca, o EV9, está agora está mais acessível, graças aos generosos contratos de leasing, que combinam parcelas mensais baixas com financiamento sem juros, uma iniciativa projetada para impulsionar a adoção de veículos elétricos, ao mesmo tempo que os incentivos permanecem competitivos.

Da mesma forma, a Kia continua cortejando os clientes tradicionais, oferecendo opções com motores a combustão e híbridos atraentes. O Sportage continua sendo um dos modelos de leasing mais acessíveis da categoria, ajudando os compradores a se conectarem com a eletrificação em seu próprio ritmo.

O aromatizador de ambiente da Kia com aroma de gasolina pode até conter ironia, mas reflete uma tendência real. As montadoras estão percebendo que a mudança para a eletrificação é, sobretudo, cultural. Motoristas acostumados a décadas de experiência com motores a combustão frequentemente consideram a transição para veículos elétricos emocionalmente estéril. Ao reconhecer essa nostalgia, a Kia humaniza sua marca. Ao mesmo tempo, demonstra instintos criativos de marketing.

Inclusive serve como lembrete que, embora a Kia esteja expandindo sua linha de veículos elétricos em todo o mundo, está também sendo seletiva quanto ao destino de determinados modelos. A linha norte-americana da montadora permanecerá, por enquanto, focada no EV6 e no EV9, com veículos elétricos menores reservados para mercados globais, como Europa e Ásia.

Postar um comentário