Por isso que, no final da década de 1980, a Porsche modificou um 928 de forma que fosse o mais silencioso possível. O protótipo, que mais parece o que Dr. Emmett "Doc" Brown dirigiria em "De Volta Para o Futuro II" se a marca de Zuffenhausen tivesse patrocinado a trilogia, ou seria um dos carros dos integrantes da gangue que perseguiria Max "Mad" Rockatansky no deserto, iniciou seu trabalho em 1989... mas qual missão ele teve que cumprir?
A primeira modificação recebida pelo carro foi na carroceria, que recebeu aplicação de algodão, para isolar ao máximo os ruídos do motor e dos sistemas de admissão e exaustão. Depois, o radiador e as ventoinhas que realizam a refrigeração do mesmo foram reposicionadas na frente do para-choque do carro.
Em seguida, um enorme tambor foi instalado no capô do carro, assumindo a função de suprir a demanda de ar para o motor, eliminando o filtro. O tamanho é justificado, já que, quanto maior é a entrada de ar, mais silenciosa é. No entanto, é grande ao ponto de atrapalhar a visão do motorista, mas isto não foi um problema, já que o veículo não circularia em vias públicas.
A tampa traseira, por sua vez, tornou-se a hospedeira do novo silenciador, que possui dimensões semelhantes à peça responsável pela entrada de ar do motor. Além disso, diversas modificações no habitáculo foram feitas. Por fim, os para-lamas foram alargados. Mas por que cargas d'água até estes componentes foram alterados? A ideia da Porsche para construir este "Frankenstein" automotivo é que, com ele, a empresa poderia testar os níveis de ruído de diferentes compostos de pneus, que são um dos elementos que provocam barulho quando um veículo se locomove. Todas as modificações aplicadas neste 928 o tornaram o mais silencioso possível, para que se pudesse escutar com a máxima nitidez o ruído do atrito do composto de borracha com o solo. Assim, os para-lamas foram aumentados para que poderiam acomodar conjuntos de rodas e pneus de diversos diâmetros e larguras.
Mas por que exatamente a Porsche escolheu um 928 para cumprir a missão? Simples: um 911, que, na época, estava apenas disponível com motor refrigerado a ar, era muito barulhento, mesmo se modificado ao extremo. Outra opção seria o 924, no entanto, foi descartada, pois os engenheiros da marca precisavam de um carro que tivesse um motor com muita potência em baixas rotações. O 944 também não foi considerado devido ao ruído que a caixa de câmbio emite em baixa carga.
Quem forneceu todos os detalhes e contou a história deste Porsche 928 foi Harald Mann, mecânico da marca durante quarenta anos, e a maioria deste tempo ele dedicou a este projeto. Inicialmente, a Porsche testou o carro numa pista de testes circular, mais conhecida como skidpad, da marca.
Quando a superfície da pista foi alterada, a equipe teve que improvisar, construindo uma espécie de "pista de medição de ruído externo", usando asfalto padrão, para excluir variáveis que poderiam alterar os resultados finais. Assim, os testes se tornaram mais precisos. Então, o Porsche 928 foi calçado com pneus slick. A 50 km/h, o teste de ruído registrou 63 dB, bem abaixo do limite legal, que, na época, era de 74 dB.
Depois de mais de três décadas de serviços prestados, o Porsche 928 passou a ficar exposto no museu da marca, em Stuttgart.
Postar um comentário