O Citroën Relay é uma versão afrancesada do Fiat Ducato. Até aí, tudo bem. Afinal de contas, ambas as marcas fazem parte do grupo Stellantis. No entanto, o que a montadora francesa está oferecendo para compra em seu site é um produto composto não apenas de um, mas de DOIS veículos Relay, emendados paralelamente, de forma que um aponte para o lado oposto do outro.
Dispostos de forma que aparentam que irão disputar uma prova de cabo-de-guerra a qualquer momento, o Citroën Relay Back To Back é muito mais que uma simples montagem fotográfica. Na verdade, ele é real. E a razão por existir é muito mais que uma simples pegadinha de primeiro de abril, uma jogada de marketing a ser postada em redes sociais ou uma cópia descarada da limusine de James May.
O intuito da Citroën em disponibilizar duas dianteiras de veículos comerciais juntadas paralelamente, mas em direções opostas, não é alcançar pessoas físicas ou jurídicas que realizam transportes e entregas de mercadorias, embora não haja qualquer impedimento para que possam comprá-lo. O público-alvo são outras montadoras de veículos, mais precisamente, as que constroem carrocerias para motorhomes, veículos de resgate, emergência e acampamento, além de quaisquer outras finalidades. Como as montadoras de automóveis disponibilizam apenas a parte mecânica de um veículo comercial, o essencial para que ele se locomova por suas próprias forças, as construtoras de carrocerias apenas precisam se preocupar com a parte estrutural do restante do projeto. Adquirindo o Citroën Relay Back To Back, estas empresas, comprando dois veículos de uma vez, emendados em uma estrutura temporária, diminuem os custos de produção e transporte.
O que facilita ainda mais o processo é que, como o Citroën Relay possui tração dianteira, não é necessário alongar o chassi para acomodar as rodas traseiras. Assim, as adquirintes possuem mais liberdade para construir suas carrocerias. Com isso, reduz-se a complexidade, o custo e o desperdício de material. No final, todos saem ganhando.
Assim como a Fiat e a Citroën, a Peugeot, que também faz parte do grupo PSA, que está sob a tutela da Stellantis, também oferta o mesmo produto, mas com o nome Boxer, customizado com a marca do leão. O Back to Back custa a partir de 36 mil libras esterlinas. Você pode conferi-los diretamente no site das montadoras. Os links estão aqui e aqui.
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