Policiais realizam famosa manobra "pit" e fazem trator capotar no Canadá

1 arrested, taken to hospital after police pursue tractor on B.C. highway
Muitos Departamentos de Polícia ao redor do mundo treinam seus integrantes para que possam, em uma perseguição envolvendo carros, realizar a muito conhecida manobra em que o motorista da viatura oficial empurra a lateral traseira do carro do fugitivo, fazendo com que o que vai à frente perca o controle e seja obrigado a parar, ou então continue a acelerar, o que pode vir a provocar uma colisão, capotamento ou outro tipo de acidente.

Este procedimento é popularmente chamado "pit", que é a sigla em inglês para "precision immobilization technique", ou "técnica de imobilização com precisão", e se tornou famoso graças aos policiais norte-americanos, que perseguem e realizam esta manobra em carros que estão em fuga, e por ventura estas situações são filmadas, principalmente, por emissoras de televisão, com câmeras a bordo de helicópteros.

Só que, desta vez, não foi uma emissora de televisão, mas um cinegrafista amador, usando seu dispositivo móvel, nem foi nos Estados Unidos, mas no Canadá. Mais precisamente, na Rodovia 1, na província da Colúmbia Britânica. Ele estava parado na rodovia, pois policiais estavam perseguindo, pasme, um trator!

Como se esta técnica de contenção já não fosse potencialmente perigosa, envolvendo um veículo bem maior que a viatura policial que participa da perseguição, então, nem se fala! Um oficial da Polícia Montada Real Canadense não pensaram duas vezes antes de realizar a manobra "pit" em um veículo agrícola da marca John Deere.

O problema foi que, como não há carroceria, o policial teve que encostar a viatura numa das rodas traseiras do trator, que passou por cima da dianteira do SUV, que funcionou como uma alavanca, jogando o trator para cima, fazendo com que ele capotasse.

Não se sabe ao certo se o trator tinha algum equipamento de segurança, como cinto de dois, três ou mais pontos, mas se pode notar que a cabine e o teto parecem ter escapado intactos. Os policiais envolvidos na ocorrência não forneceram detalhes sobre as acusações que o tratorista poderá sofrer nem o estado físico do mesmo, no entanto, o Serviço Integrado de Análise e Reconstrução de Colisões do Baixo Continente, que cuida da reconstrução forense de acidentes que causam mortes ou ferimentos graves, foi chamado ao local.

O mais interessante de tudo é que a Polícia foi acionada não porque o trator foi roubado, por imprudência ao volante ou outro motivo corriqueiro, mas, de acordo com a emissora local CTV, por o tratorista estar envolvido em um comboio que se organizou para protestar pela orientação sexual e identidade de gênero nas escolas da província.

Também vale notar que não há uma confirmação oficial do que causou a perseguição policial nem se esta manobra "pit" foi intencionalmente realizada, o que violaria as diretrizes sobre envolver um veículo maior que a viatura em questão, bem como ultrapassar o senso comum.

A Royal Canadian Mounted Police emitiu uma nota à imprensa sobre o incidente, e que o ocorrido será investigado por uma equipe independente. O press release pode ser lido abaixo, na íntegra:

BC RCMP notifies IIO BC of incident in Surrey

B.C., Surrey, BC Highway Patrol


2023-11-27 15:18 PST

The BC RCMP has notified the Independent Investigations Office of British Columbia (IIO BC) of an incident in Surrey where one man suffered injuries.

On November 25, 2023, at approximately 1:20 p.m., officers with the British Columbia Highway Patrol attempted to pull over a tractor which was travelling westbound on Highway 1 near the 176 street turn off.

Officers had reportedly attempted to pull the tractor over for an extended period while it was part of a convoy that was heading to Vancouver.

During the interaction, the tractor and police vehicle collided, the tractor inverted, and came to a rest on its side, resulting in the driver suffering non-life-threatening injuries. He remains in hospital.

The IIO BC is investigating police actions in the incident.

The British Columbia Highway Patrol is investigating actions of the driver and Surrey RCMP are investigating the collision between the tractor and police vehicle.

Please note that all aspects and circumstances of this incident will be the subject of independent investigation by the IIO BC. For more information about the IIO BC and media updates, you can visit its website at www.iiobc.ca.

Released by
S/Sgt. Kris Clark
Senior Media Relations Officer
BC RCMP Communication Services
14200 Green Timbers Way, Surrey, BC V3T 6P3 - Mailstop #1608
Office: 778-290-3961
Cell: 778-228-7857
Email: kris.clark@rcmp-grc.gc.ca

Postar um comentário