NORAD Tracks Santa: como o Comando de Defesa Aeroespacial da América do Norte passou a monitorar o trenó do Papai Noel?

Como rastrear o PAPAI NOEL? | EP. 1199 Video Thumbnail
Todos os anos, na véspera de Natal, o Comando de Defesa Aeroespacial da América do Norte (NORAD) afirma rastrear por meio do programa NORAD Tracks Santa, o Papai Noel decolar do Pólo Norte e viajar ao redor do mundo em sua missão de entregar presentes às crianças.

O programa começa anualmente em primeiro de dezembro, mas a simulação de rastreamento do trenó do Papai Noel se inicia na meia-noite de 23 de dezembro. Mas como um órgão de defesa militar dos Estados Unidos passou a fazer tal ação de publicidade? Antes de tudo, saiba que tudo começou por acidente.

SEARS HEY, KIDDIES! CALL ME DIRECT ON MERRY XMAS 2-6681 TELEPHONE JUST DIAL ME 2-6681 Kiddies be sure and dial the correct number Call me on my private phone and I will talk to you personally any time day or night, or come in and visit me at Sears Toyland SANTA CLAUSEm 1955, a loja de departamentos Sears publicou um anúncio num jornal de Colorado Springs, onde é localizado o NORAD. Nele, a empresa convidava as crianças a ligarem para um número de telefone, e era prometido que, no outro lado da linha, estaria o Papai Noel respondendo às chamadas.

Entretanto, o número impresso no papel estava errado, e as chamadas completavam ao, na época, o CONAD, Centro de Defesa Continental, que, mais tarde, se tornaria o NORAD.

Como se a Guerra Fria já não tivesse tornado as coisas ainda mais tensas, este número só era conhecido pelo coronel Harry Shoup, que estava em serviço na noite de 24 de dezembro, e por generais Quatro Estrelas.

Ao receber o telefonema de uma criança perguntando se estava falando com o Papai Noel, desconfiado por achar que fosse uma mensagem cifrada ou militarmente disfarçada de outra maneira, Shoup foi ganhando tempo até conseguir fazer com que a criança colocasse sua mãe na linha, e descobrir por ela que se tratava apenas de um anúncio de jornal impresso incorretamente.

Então, o telefone não parou de tocar. Impossibilitado de colocar o telefone no gancho, Shoup ordenou à sua equipe que passasse a dar às crianças a localização atual do Papai Noel, ainda que de forma fictícia.

The Santa Colonel, US Air Force Colonel Harry ShoupA partir de então, o então CONAD, que passou a ser nomeado NORAD em 1958, convoca voluntários para continuar o programa, que se tornou uma ação de publicidade do órgão de defesa norte-americano.

Cada voluntário recebe cerca de 40 ligações por hora, e a equipe tipicamente lida com mais de 12 mil e-mails e mais de 100 mil ligações de telefone oriundas de mais de 200 países e territórios. O programa não utiliza recursos públicos, recebe apenas doações de empresas privadas.

O programa também segue a tradição do editorial "Sim, Virgínia, o Papai Noel existe" do New York Sun de setembro de 1897. Uma garota chamada Virgínia perguntou ao seu pai se o Papai Noel existe. Ele respondeu: "se estiver no The Sun, então é verdade". O jornal seguiu a onda e publicou o artigo.

O NORAD Tracks Santa ainda possui um número de telefone, agora oficial, para receber ligações de pessoas de qualquer lugar do mundo que queiram saber a localização exata do trenó do Papai Noel. O número é +1 (877) HI-NORAD.

As letras devem ser substituídas pelos números que correspondem às teclas do telefone onde a letra se localiza. Isto era bem comum no tempo dos telefones celulares com teclado físico, já que era a única forma possível de escrever mensagens SMS, mas, até hoje, nos Estados Unidos, ainda há muitos aparelhos de telefone fixo que possuem o mesmo tipo de teclado, e esta forma de publicar números de telefone é bem tradicional por lá.
O NORAD Tracks Santa se modernizou ao longo os anos, acompanhando as últimas tendências em tecnologia. Hoje, possui site, loja virtual e até um rastreador em tempo real, que mostra em qual local do planeta Terra está o trenó do Papai Noel.

O link do site está aqui. Caso você queira ir direto ao ponto e saber onde o Papai Noel está, clique aqui.

Postar um comentário