Jonas Vingegaard se tornou bicampeão do Tour de France de forma consecutiva

Jonas Vingegaard Tour de France 2023
O dinamarquês Jonas Vingegaard, da Jumbo-Visma, conquistou seu segundo título seguido de Tour de France, com sete minutos e 29 srgundos de vantagem sobre Tadej Pogacar, UAE Team Emirates, bicampeão em 2020 e 2021. Adam Yates, companheiro de equipe de Pogacar, foi o terceiro colocado, dez minutos e 56 segundos atrás do campeão.

Após uma enorme e equilibrada batalha contra Pogacar, Jonas levou vantagem com um desempenho dominante na 16ª etapa, evento de contrarrelógio, e, na 17ª etapa, a etapa rainha, deixou seu principal adversário para trás, e abriu mais de sete minutos de vantagem.

Na etapa final do Tour de France 2023, trajeto entre Saint-Quentin-En-Yvelines e Paris Champs-Élysées, o vencedor do prestigiado sprint na Champs-Elysées foi o belga Jordi Meeus, Bora-Hansgrohe, que derrotou Jasper Philipsen, da Alpecin-Deceuninck, e Dylan Groenewegen, da Jayco-AlUla. O resultado oficial só chegou após a análise do photo finish.

"Hoje tudo foi perfeito e estou super feliz. É o meu primeiro Tour e foi uma experiência maravilhosa. Conquistar a vitória é uma sensação indescritível", disse Meeus, de 25 anos, que disputou o Tour pela primeira vez, e conquistou sua primeira vitória.
"É uma sensação de orgulho e felicidade vencer pela segunda vez. É realmente incrível. Hoje, com todos os dinamarqueses aqui torcendo, foi realmente incrível. Tenho de agradecer não só minha equipe e minha família, mas também à toda a Dinamarca. Eles me apoiam e sou muito grato por isso. Foi uma longa jornada, mas também passou muito rápido. Corremos todos os dias e um dia leva o outro. Foi uma corrida super difícil e uma luta super boa entre mim e Tadej. Gostei de tudo", comemorou Vingegaard.

Pogacar, que terminou o Tour com a camisa branca de melhor atleta jovem pelo terceiro ano seguido, lembrou que este é seu último ano com ela. "Foi um Tour incrível para mim e para minha equipe. Estou super feliz por estar em Paris no pódio, e de branco mais uma vez. Obrigado a todos, e adeus para a minha amada camisa branca... não sou mais jovem", brincou o esloveno, que completa 25 anos em setembro.

"Eu sabia que mais cedo ou mais tarde teria dias como esse, momentos como esse, sei que não será a última vez que sentirei que passei do meu limite. Posso aprender algo com isso. Para o futuro. Eu sei melhor o que posso esperar de mim mesmo. Estamos competindo em um belo esporte. Levamos uns aos outros ao limite. Esta é uma era que todos podemos apreciar e ficar felizes, porque a corrida é ótima, mas, sim, esta é apenas uma corrida de bicicleta e só temos que aproveitar cada momento que podemos ter", completou Pogacar.

Giulio Ciccone, da Lidl-Trek, líder da classificação de montanha, conquistou a camisa de bolinhas, com 14 pontos de vantagem sobre Felix Gall, da AG2R Citroen. Jasper Philipsen, da Alpecin-Deceuninck, ficou com a camisa verde por ter sido o primeiro na classificação por pontos. Victor Campenaerts, da Lotto Dstny, conquistou o prêmio de supercombativo do Tour. A Jumbo-Visma foi a melhor na classificação por equipes, à frente da UAE Team Emirates.

Postar um comentário