Tina Turner (26/11/1939 - 24/05/2023)

Tina Turner
Tina Turner, nome artístico de Anna Mae Bullock, nasceu na cidade de Brownsville, do Condado de Haywood, Tennessee, Estados Unidos. Morou numa comunidade rural próxima da comunidade de Nutbush. Nascida em uma família batista, ainda criança, começou a cantar no coral da igreja. Tinha duas irmãs mais velhas, Evelyn Juanita Currie e Ruby Alline Bullock.

Ainda crianças, elas foram separadas, quando seus pais se mudaram para Knoxville, para trabalharem numa instalação de defesa, durante a Segunda Guerra Mundial. Tina ficou com seus avós paternos. Após a guerra, as irmãs se reuniram com seus pais e se mudaram com eles para Knoxville. Dois anos depois, a família voltou para Nutbush.

Quando Tina tinha 11 anos, sua mãe se mudou e levou sua irmã mais velha para St. Louis. O pai se casou novamente e se mudou para Detroit. Voltou a morar com a avó. Na adolescência, Tina trabalhou como empregada doméstica para a família Henderson.

Foi nesta casa que ficou sabendo que sua meia-irmã Evelyn, além de suas primas Margaret e Vela Evans, haviam morrido em um acidente de carro. Aos 16 anos, sua avó morreu. Foi morar com a mãe em St. Louis. Formou-se no ensino secundário em 1958. Depois, trabalhou como auxiliar de enfermagem.

Em 1957, Tina passou a frequentar um clube noturno onde Ruby era garçonete. Ike Turner tinha uma banda, e tocava naquele local todas as noites. Impressionada com a música e o talento dele, Tina sentiu vontade de fazer parte da banda. O baterista ouviu Tina cantar e todos ficaram impressionados com o talento dela.

Ike se tornou o mentor de Tina. Em 1958, ela fez sua primeira gravação em estúdio, sob o apelido "Little Ann", em referência à sua baixa estatura. Ela fez a voz de fundo na música "Box Top". Em 1960, Ike escreveu a canção "Fool in Love", que seria gravada por Art Lassiter, vocalista da antiga banda de Ike, só que ele faltou no dia da gravação.

Após muita insistência, Ike deixou Tina gravar a música, com o pretexto de servir apenas como um futuro guia para que Lassiter gravasse sobre os vocais dela. No entanto, após ouvir a demo, Dave Dixon convenceu Ike a enviar a demo para Juggy Murray, presidente da Sue Records.

Murray ficou impressionado com os vocais de Tina, e comprou a faixa por 25.000 dólares, além de convencer Ike a transformá-la em uma "cantora de show". Inspirado pelas personagens Sheena, Rainha da Selva, e Nyoka, a Garota da Selva, Ike deu à Anna Mae Bullock outro nome artístico: "Tina".

"Fool in Love" se tornou o primeiro single da dupla, lançado em julho de 1960, e se tornou um hit, alcançando a vigésima-sétima posição na Billboard Hot 100. O segundo single "It's Gonna Work Out Fine" também se tornou um hit e lhe valeu uma indicação ao Grammy Awards. A dupla ganhou popularidade em todos os Estados Unidos.

Em 1972, Ike e Tina abriram o estúdio de gravação Bolic Sound, em Inglewood. Tina começou a escrever mais músicas. Ela escreveu nove das dez faixas do álbum "Feel Good", de 1972. Tina escreveu seu single de 1973 "Nutbush City Limits", que foi um sucesso internacional.

Ainda com Ike, Tina começou a gravar como artista solo. Em 1974, ela lançou seu primeiro álbum solo, "Tina Turns the Country On", composto quase totalmente por covers de artistas country e folk. Seu segundo álbum, "Acid Queen", lançado em 1975, veio junto com o sucesso de sua atuação no filme "Tommy".

Ike era viciado em cocaína, o que prejudicou seu relacionamento com Tina. Em 1976, na cidade de Dallas, eles brigaram no caminho para um hotel. Tina fugiu logo depois que eles chegaram ao local, com apenas 36 centavos e um cartão de crédito no bolso. No final daquele mês, pediu o divórcio. Por quase dois anos, ela recebeu vale-refeição e tocou em pequenos clubes para pagar dívidas.

Em 1978, já divorciada, lançou seu terceiro álbum, "Rough". Este álbum marcou a liberdade criativa de Tina Turner, que, enfim, pôde ser como queria no palco, apesar de ter sido um fracasso comercial. Sem sucesso também foi o próximo álbum, "Love Explosion". United Artists Records e Tina Turner se separaram.

Tina Turner assinou com a Capitol Records e lançou o seu quinto álbum, "Private Dancer" em 1983. O álbum foi um sucesso mundial, alcançando o número três na Billboard 200 dos EUA, vendendo mais de cinco milhões de cópias no país, e mais de onze milhões de cópias mundialmente.

O sucesso de Tina Turner continuou em 1985, quando foi a antagonista do filme "Mad Max: Beyond Thunderdome", além de contribuir para a trilha sonora.

Em 1991, Tina Turner passou a fazer parte do Rock and Roll Hall of Fame. Em 1995, mudou-se para a Suíça, onde passou a residir. Logo retornou aos EUA, mas para fazer um grande show com o U2, na composição de "Golden Eye", para o filme homônimo da franquia James Bond 007.

Em 2002, a rodovia Tennessee State Route 19, entre Brownsville e Nutbush, foi renomeada para Tina Turner Highway. Em 2013, ela se tornou a pessoa mais velha a pousar na capa da revista Vogue. Ainda naquele ano, Tina Turner se naturalizou suíça.

Postar um comentário