Jonas Vingegaard é o campeão do Tour de France 2022

Jonas Vingegaard Tour de France 2022
O dinamarquês Jonas Vingegaard é o grande vencedor da 109ª edição do Tour de France, ao completar a vigésima e penúltima etapa do Tour de France, um contrarrelógio individual, em segundo lugar, 18 segundos depois de Wout van Aert, que repetiu o feito que conquistou em 2021.

Tadej Pogacar, o vencedor das edições 2020 e 2021 do Tour de France, completou o pódio, a 27 segundos de van Aert. Vingegaard, além de assegurar a camisa amarela, cujo detentor é o líder da classificação geral da competição, também é o conquistador da camisa branca com bolas vermelhas, do líder das etapas de subida de montanha.

Van Aert é o dono da camisa verde, líder da classificação por pontos, e Pogacar, da camisa branca, do líder da classificação entre os atletas jovens. O Tour de France 2022 terminou no domingo, 24 de julho, com a tradicional etapa de 116 km, que começou na La Défense Arena, em Paris, e terminou na Avenida Champs Elysées.

Para ter o título confirmado, Vingegaard precisou apenas percorrer o trajeto da última etapa, cumprindo o regulamento do Tour de France, que veda competições por camisas no último dia, dedicando a etapa aos sprinters. Foi a primeira vitória de um ciclista dinamarquês desde Bjarne Riss, em 1996.

"Acredito mais em mim do que antes. Amadureci, cresci. Acho que tudo isso me ajudou a vencer este Tour. Não sei quantas vezes vou ganhar. Não me defino metas de cinco vitórias ou algo assim, mas sei que quero voltar e buscar a vitória. Imagino o Tadej também, mas nos encontraremos novamente. Eu progredi, dou mais watts, fiz mais testes no túnel de vento, trabalhei na minha posição, e tudo isso está me dando resultados. Fomos tão bem neste Tour de France por causa da preparação, fazemos concentrações em altura, vamos muito alto, damos tudo. No material, na comida, a equipe é a melhor ao nível da preparação", disse Vingegaard.

Confira a classificação geral do Tour de France 2022:

PosAtletaEquipeTempo
1Jonas VingegaardJumbo-Visma79h 33' 20"
2Tadej PogačarUAE Team Emirates+02' 43"
3Geraint ThomasIneos Grenadiers+07' 22"
4David GauduGroupama-FDJ+13' 39"
5Aleksandr VlasovBora-Hansgrohe+15' 46"
6Nairo QuintanaTeam Arkea-Samsic+16' 33"
7Romain BardetTeam DSM+18' 11"
8Louis MeintjesIntermarché-Wanty-Gobert Materiaux+18' 44"
9Alexey LutsenkoAstana Qazaqstan Team+22' 56"
10Adam YatesIneos Grenadiers+24' 52"

Postar um comentário