Passageiro sem experiência pousa avião após piloto passar mal

Air traffic controller guides passenger to safe landing at PBIA after pilot has medical emergency
No dia dez de maio de 2022, por volta do meio dia, no Palm Beach International Airport, Flórida, Estados Unidos, uma torre de tráfego aéreo recebeu uma transmissão por rádio de Darren Harrison, a partir de um Cessna 208 Caravan. Poderia ser apenas um dia comum na aviação, não fosse por um detalhe.

Harrison era um dos dois passageiros que retornavam de uma pescaria nas Bahamas. Ele relatou que o piloto desmaiou em cima do manche, fazendo o avião partir em queda livre. Era preciso pousar o avião, só que Darren não possuía nenhuma experiência com pilotagem, e realizar o procedimento de pouso em uma aeronave com capacidade para mais de uma dúzia de passageiros não é exatamente uma tarefa fácil.

Chip Flores atendeu ao chamado. Perguntou a posição da aeronave, mas Harrison não tinha ideia do local, apenas sabia que estava voando rumo à costa da Flórida. Flores orientou para manter a altitude e seguir a costa. Mais tarde, o radar identificou o avião, que, no momento, sobrevoava a costa de Boca Ratón.

Então, Robert Morgan, controlador de tráfego aéreo que estava no horário de almoço, foi chamado para atender a ocorrência, pois ele é instrutor de voo certificado. Só que Morgan nunca havia pilotado um Cessna 208. No entanto, seu problema tinha solução, que foi visualizar uma fotografia do cockpit do avião.
Assim, conseguiu orientar Darren o suficiente para que o pouso fosse insanamente bom. "Ou você fica calmo e mantém o controle da situação, ou você morre. Não há tempo para entrar em pânico", disse Harrison em entrevista à Today.

Pode parecer simples, e alguns podem se convencer de que é muito fácil pousar um avião monomotor pequeno como o Cessna 208, mas não é. Mesmo pequenas aeronaves de treinamento possuem configurações de mistura de combustível, aceleração, flaps e rádios para o piloto gerenciar.

O avião em questão também possui configurações de hélice e hardware mais complexos, e ainda é preciso pilotar a aeronave, prestando atenção na velocidade de avanço, velocidade vertical, altitude, ângulo de inclinação, guinada e obstáculos fora da aeronave à medida que se aproxima do solo.

O flare, momento logo antes do pouso onde o piloto puxa a aeronave de volta para nivelar, é algo que requer prática para acertar. Se fizer muito cedo, você sobrevoará o solo até ficar sem pista ou estolar, colidindo no chão. Se fizer tarde demais, você irá diretamente para a parte de bater.
A Federal Aviation Administration (FAA) caracterizou o incidente como um milagre. "Esta foi uma situação de 'todas as mãos no convés' e todas as mãos se intensificaram. Quando qualquer piloto está tendo um grande problema, eu sou a voz que alcança essa escuridão e diz 'tudo vai ficar bem, eu vou ajudá-lo'. Este é o trabalho de todos os controladores de voo", disse Flores.

A história termina com mais finais felizes. O piloto que sofreu a emergência médica está em condição estável. Quanto a Harrison, não sabemos se ele terá aulas de voo após essa experiência, mas, se houver um caso de talento natural que tenha sido capturado pelas câmeras, isto pode ser o melhor que já vimos.

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