Sir Francis Owen Garbett "Frank" Williams CBE (16/04/1942 - 28/11/2021)

Sir Francis Owen Garbett "Frank" Williams CBE
Sir Francis Owen Garbett "Frank" Williams CBE nasceu em South Shields, South Tyneside, Condado de Durham, Inglaterra, e foi um empresário britânico, mas ficou mais conhecido mundialmente ao fundar, em 1966, a equipe de competição Frank Williams Racing Cars.

Após competir na Fórmula 2 e Fórmula 3, Frank Williams comprou um chassis Brabham para disputar a temporada 1969 da Fórmula 1, com Piers Courage ao volante, conquistando dois segundos lugares.

No ano seguinte, inicia uma breve parceria com Alejandro de Tomaso, que durou até a morte de Courage, no Grande Prêmio da Holanda. EM 1971, Williams compra um chassis da March Engineering, e contrata Henri Pescarolo para pilotá-lo.

O ano de 1972 foi o primeiro em que Frank Williams constrói seu primeiro carro, o Politoys FX3, desenhado por Len Bailey. No entanto, durou apenas uma primeira corrida, pois Henri Pescarolo sofreu um acidente e o destruiu.
Sir Francis Owen Garbett "Frank" Williams CBE
Com o dinheiro curto, conduzindo a empresa usando um telefone público, pois teve o particular cortado por falta de pagamento, tentou acordos de patrocínio com a Marlboro e a Iso Rivolta, sem resultados.

Em 1976, a Williams fechou parceria com o magnata do petróleo canadense Walter Wolf. O ano transcorreu normalmente, mas a empresa trocou de mãos, assim, Frank Williams e Patrick Head saíram.

Um ano mais tarde, em 1977, ambos compraram um armazém de carpetes vazio em Didcot, Oxfordshire, e fundaram a Williams Grand Prix Engineering, que mais tarde ficou conhecida como Williams F1 Team, e sediada em Grove.
Sir Francis Owen Garbett "Frank" Williams CBE
A primeira vitória da nova equipe só veio em 1979, justamente no Grande Prêmio da Grã-Bretanha, quando Clay Regazzoni venceu a corrida, a bordo do Williams FW07. Os primeiros títulos de pilotos, com Alan Jones, e construtores foram conquistados em 1980.

Em oito de março de 1986, após acompanhar os testes do Williams FW11, no circuito de Paul Ricard, a caminho do aeroporto Nice Côte d'Azur, na França, a bordo de um Ford Sierra 1600 alugado, com o diretor de patrcínio Peter Windsor na carona, Frank Williams sofreu um sério acidente.

Frank Williams possuía a capacidade de correr grandes distâncias, e disputaria uma meia-maratona em Londres no dia seguinte, mas ficou tetraplégico, tendo de utilizar uma cadeira de rodas para sempre. No acidente, ele foi presssionado entre o banco do motorista e o teto do carro, fraturando a quarta e a quinta vértebra.

Mesmo assim, continuou à frente da equipe. Entre 1981 a 1997, a Williams F1 Team conquistou mais seis títulos de pilotos e oito campeonatos de construtores.

Em maio de 1994, após a morte de Ayrton Senna, em um acidente em Ímola com o Williams FW16, Frank foi acusado de homicídio culposo na Itália, mas anos mais tarde foi absolvido. Desde então, todo chassis da equipe, a começar pelo Williams FW17, traz um tributo ao piloto brasileiro na forma de um pequeno logotipo do Senna no aerofólio dianteiro.
Sir Francis Owen Garbett "Frank" Williams CBE
Em março de 2012, Frank Williams anunciou que deixaria o conselho da Williams F1, sendo substituído por sua filha, Claire, embora Frank ainda permanecesse na equipe como chefe da equipe.

Em setembro de 2020, Frank Williams anunciou a venda da equipe Williams F1 Team, deixando de ter qualquer envolvimento com a equipe.

Em 1986, Frank Williams foi condecorado Comandante da Ordem do Império Britânico pela Rainha Elizabeth, e recebeu o título de Cavaleiro em 1999. Além disso, foi nomeado Cavaleiro da Legião de Honra pela França, graças a seu trabalho com os motores da Renault, e recebeu o Troféu Wheatcroft em 2008, por suas contribuições significativas para o automobilismo.

Em 2010, Frank Williams recebeu Prêmio Helen Rollason, pelas realizações notáveis em face da adversidade, na premiação da Personalidade Esportiva do Ano, da BBC. Em 2012, uma nova estrada em Didcot, Oxfordshire, foi batizada "Avenida Sir Frank Williams".

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