Carga de fogos de artifício ilegais explode dentro de caminhão da Polícia de Los Angeles

16 Injured, 3 Critically, After Planned Detonation Of Seized Illegal Fireworks Ends In Explosion Video Thumbnail
O Departamento de Polícia de Los Angeles mostrou na prática, embora sem este propósito, o que pode acontecer com fogos de artifício artesanais, que não são produzidos com os procedimentos e cuidados necessários para que o produto final seja seguro para a população.

Depois de apreender uma carga de fogos de artifício ilegais, colocar dentro de um caminhão do esquadrão anti-bombas, em uma câmara esférica metálica especial para detonação, as coisas saíram do controle, e uma enorme explosão, que pôde ser ouvida a dois quarteirões de distância, destruiu o veículo pesado e causou estragos no local, além de causar ferimentos em 17 pessoas, entre policiais e civis.

O acidente de grandes proporções ocorreu no início da noite de quarta-feira, 29 de junho de 2021, ao sul da cidade de Los Angeles. Além de janelas quebradas e veículos destruídos, seis civis, com idades de 51 a 85 anos, foram levados ao hospital com ferimentos leves e moderados. Uma sétima pessoa foi examinada, mas foi liberada no local.

Além disso, nove policiais locais e um policial federal, do setor de Álcool, Tabaco, Armas de Fogo e Explosivos, também foram levados à emergência. Casas, carros e uma lavanderia tiveram os vidros quebrados. Um carro que estava ao lado do caminhão chegou a ser capotado pela força da explosão.

Pode levar dias para a investigação determinar por que o material apreendido explodiu dentro de um compartimento metálico preparado para detonação controlada. "Claramente o protocolo foi seguido, mas uma falha catastrófica, que não deveria acontecer, ocorreu no compartimento, e a explosão foi inevitável, só que ainda não sabemos o porquê, mas temos a intenção de descobrir", disse Michel Moore, chefe da Polícia.

Ele ainda acrescentou que uma equipe, formada por pessoas de várias partes dos Estados Unidos, virá à Los Angeles para examinar o local da explosão e tentar descobrir sua causa.
Arturo Cejas, de 27 anos, foi preso por suspeita de posse dos mais de 2.200 kg de fogos de artifício apreendidos na ocasião, além de exposição de menores de idade ao perigo, já que seu irmão, de dez anos, estava na casa onde os artefatos estavam armazenados.

Nas embalagens dos fogos, havia a inscrição "Made In China". O chefe de Polícia disse que eles foram adquiridos em outro Estado para serem comercializados nas comemorações do feriado de Quatro de Julho, mas no local também haviam quarenta dispositivos artesanais com o tamanho de garrafas de refrigerante e outros duzentos menores, mas similares.

A produção e a posse de fogos de artifício são ilegais em Los Angeles. Autoridades disseram que a explosão ilustra o que pode acontecer com estes tipos de artefato. Em março de 2021, uma massiva explosão, provocada também por fogos de artifício, matou duas pessoas e causou 3,2 milhões em estragos.

Postar um comentário