Unidades do Chevrolet Equinox e GMC Terrain estão com problemas nos vidros elétricos por causa do... volume do rádio!

Chevrolet Equinox
Desde que foi criado, o rádio é o companheiro de todas as horas para muitas pessoas. Nem mesmo quando se está no trânsito se dispensa uma boa trilha sonora, da música clássica ao heavy metal. No entanto, ouvir sons de altíssimos decibéis durante prolongados períodos de tempo podem causar distúrbios de audição no futuro. Disto quase todos sabem.

Agora, que o nível do volume do sistema de som cause problemas em outros componentes do veículo, isto quase ninguém ouviu falar. Bem, pelo menos, até agora, pois a Chevrolet e a GMC tiveram que pedir para que proprietários de unidades dos modelos Equinox e Terrain voltem às concessionárias porque os sistemas que comandam eletricamente os vidros começam a falhar ao receberem vibrações causadas pelo sistema de áudio.

As ondas sonoras graves causam vibrações na carroceria do veículo, sobretudo nas portas, onde os auto-falantes são instalados. Estes movimentos involuntários fazem com que os motores elétricos que comandam o sistema que levanta e abaixa os vidros percam sua memória de posição e acabem deixando uma fresta aberta, ocasionando os problemas que possam vir a acontecer caso os vidros estejam abertos, como ineficiência do sistema de ar condicionado, entrada de poeira e outros elementos suspensos no ar, por exemplo.

De acordo com o boletim técnico emitido pela General Motors, o problema afeta unidades do Chevrolet Equinox e GMC Terrain fabricadas nos anos 2018 a 2021, e pode fazer com que os vidros dos veículos desçam, ficando nas portas uma abertura de até um quarto de polegada, ou 6,35 milímetros, e um aviso "Open Then Close Driver Window" apareça no painel de instrumentos, só sumindo quando o motorista realiza o procedimento manual de abaixar totalmente os vidros e logo após levantá-los até o limite superior.
GMC Terrain
Como este problema não representa um risco à segurança dos ocupantes dos veículos, o boletim técnico não foi classificado como um recall, mas o defeito, é claro, causa certo desconforto. O mesmo informativo da GM instrui os funcionários de concessionárias autorizadas da marca a como procederem para solucionar o caso, e de maneira simples: colocando espuma entre o motor do vidro elétrico e a estrutura da porta, assim, as vibrações do sistema de som são absorvidas pelo material.

Enquanto os proprietários das unidades acima mencionadas não puderem ir até uma concessionária GM para solucionar o problema, somente um procedimento paliativo é possível: abaixar o volume.

Postar um comentário