Piloto italiano Luca Corberi é banido pela FIA por 15 anos após atirar para-choque de kart contra oponente durante corrida

 Italian kart racer Luca Corberi gets 15-year FIA ban for bumper-throwing incident
No automobilismo, não é raro pilotos disputarem posições na pista de forma agressiva, e, após a corrida, um deles, ou ambos, partirem para as vias de fato. A NASCAR que o diga. Em categorias onde o equilíbrio de performance é característico, e combinado com a juventude dos pilotos que competem ferrenhamente por um lugar ao Sol, então, nem se fala.

Pois foi exatamente em uma prova da FIA World Karting Championship, disputada em 2020, em Lonato, Itália, que um piloto teve seu dia de fúria. Luca Corberi, após se enroscar com Paolo Ippolito e ser tocado para fora da pista, simplesmente pegou o para-choque de seu kart e o arremessou contra seu adversário.

E o pior de tudo: em vez de acertar seu desafeto, Corberi acabou atingindo outro piloto, que não tinha nada a ver com a briga. E a desavença não terminou por aí. Após a corrida, no pit lane, Luca e seu pai partiram para a agressão contra Ippolito, desta vez, com as mãos nuas.

Em 19 de abril de 2021, sete meses após o incidente, a FIA, por meio de seu Tribunal Internacional, julgou o ocorrido e aplicou a Luca Corberi uma punição de 15 anos de todas as competições sancionadas pela organização mundial de automobilismo. A FIA, talvez prevendo uma possível volta de Luca Corberi às pistas no futuro, garantiu que ele fosse punido por tempo suficiente para impedi-lo de considerar a possibilidade de competir novamente.

Via sua página na rede social Facebook, o piloto banido pediu desculpas ao agredido e à comunidade do automobilismo, e acrescentou que, aos 23 anos, estaria se retirando do esporte a motor para sempre, e reforçou sua decisão ao entregar sua licença de corrida. Mesmo com estas atitudes tomadas, o piloto tem garantido por lei o período de sete dias para apelar da decisão tomada pela FIA.

Postar um comentário