Devido à preferência dos bandidos em seus carros, a Dodge atualizou, de forma gratuita aos proprietários dos veículos dos modelos citados acima, o sistema anti-furto, de forma a tentar impedir que meliantes consigam furtá-los. E faz isso de maneira drástica: limitando a potência em míseros... 2,8 CV!
A forma como o sistema atua é simples, mas bastante efetiva. O sistema de gerenciamento eletrônico do veículo não deixa o motor girar além da marcha lenta, ignorando qualquer acionamento do pedal do acelerador. Na rotação mínima, o motor desenvolve potência e torque comparáveis ao desempenho disponível em vários cortadores de grama quando estão em sua aceleração máxima.
Assim, com apenas 2,8 CV de potência e 30 Nm de torque a 675 RPM, caso o criminoso insista em querer sair com o carro, mesmo que arranque de uma descida íngreme, é quase impossível que conseguirá fugir de uma perseguição policial. Quando o proprietário retorna ao seu veículo, o sistema de segurança pede a digitação, na tela do sistema de infoentretenimento Dodge Uconnect 4C, de um simples código de quatro dígitos.
"Nos Estados Unidos, mais de 150 carros são roubados por dia. Para qualquer proprietário, é uma terrível violação pessoal. Ainda que seja raro, os ladrões estão focando em carros de alta performance, especialmente os da Dodge, e queremos que nossa 'irmandade' saiba que estamos tomando ações rápidas para minimizar esta possibilidade", disse Tim Kuniskis, CEO da Dodge.
A Dodge estará oferecendo esta atualização de software da central eletrônica para os modelos Challenger e Charger fabricados a partir de 2015. Entretanto, nem todas as unidades se beneficiarão do novo sistema anti-furto, pois só está disponível para os carros que possuem o motor 6.4 Hemi V8 ou o 6.2 Hellcat V8 com supercharger.
Quem possui quaisquer unidades que fazem parte dos modelos acima citados poderá, a partir do segundo semestre de 2021, procurar uma concessionária Dodge para realizar a atualização. Infelizmente, os proprietários das unidades do Challenger e do Charger que possuem o motor 5.7 Hemi V8 ou o V6, que constituem a maior parcela das vendas destes modelos, não poderão receber o upgrade. Ou seja, parece que estes não fazem parte da "irmandade".
Postar um comentário