Veja o desenho animado de Crash Bandicoot removido da versão final do primeiro jogo da série

Crash Bandicoot Cartoon Tawna Bandicoot
Até 1996, os mais famosos jogos do estilo "platformer", onde um personagem principal precisa passar por diversas "fases" e "chefões" para chegar ao final da "estória", eram "Super Mario Bros.", da Nintendo, "Sonic: The Hedgehog", da Sega, e "Donkey Kong", da Rare. Então, a equipe da Naughty Dog, a pedido da Universal Interactive Studios, produziu um jogo no mesmo estilo dos dois primeiros.

Só que, em vez de o jogo ser no formato 2D, ele foi projetado para aproveitar os mais poderosos recursos do hardware do Playstation One, então foi criado um ambiente em três dimensões, inclusive com algumas partes onde o ponto de vista do jogador é posicionado atrás das costas do protagonista e outras fases em que o personagem principal corre de frente para o jogador.

Assim nasceu "Crash Bandicoot", o marsupial mais insano da Austrália... e do mundo também! Com diversas referências à terra do "Down Under", o jogo logo caiu nas graças dos consumidores do console da Sony, e a série se estendeu para os consoles PlayStation 2, Game Boy Advance, PlayStation 4 e Xbox One.

Eis que, em 12 de julho de 2015, David Siller, um dos produtores do primeiro jogo da série, fez o upload, em seu canal no YouTube, de um vídeo de noventa segundos, onde duas sequências de desenho animado mostram as peripécias de Crash Bandicoot para resgatar sua namorada Tawna das mãos do Dr. Neo Cortex.

Tudo levava a crer que se tratava de uma espécie de episódio "piloto" para uma possível série a ser produzida para a televisão, mas David logo tratou de desfazer os equívocos, explicando que estas sequências foram produzidas pela Universal Cartoon Studios e animadas pelo estúdio sul-coreano AKOM, a fim de serem exibidas para o jogador quando iniciava um novo jogo e após derrotar Cortex.

Assim que o vídeo se tornou conhecido pelo público, várias conjecturas a respeito do porquê dos desenhos animados de Crash Bandicoot terem sido removidos às vésperas do lançamento do primeiro jogo. A hipótese mais provável é que tanto a Universal Interactive Studios quanto a Naughty Dog acharam que não ficaria bem um desenho animado em 2D inserido em um jogo inteiramente em 3D. Seja qual tenha sido o motivo, os vídeos animados em 2D foram substituídos pelas sequências em 3D que todos que iniciaram e concluíram o primeiro jogo da série Crash Bandicoot assistiram.
Crash Bandicoot Cartoon Dr. Neo Cortex
A primeira sequência em 2D tem o formato de uma típica vinheta de abertura de desenho animado. Um conjunto de ilhas aparece. De repente, a câmera se volta para a janela de um castelo. Dr. Neo Cortex é o dono do local. Naquele momento, ele fabrica uma barra de metal com produtos químicos, com o intuito de fechar uma gaiola, que aprisiona um globo do Planeta Terra. Dr. N. Brio abre caixas onde estavam vários animais: uma iguana, um macaco, um coala, um javali, um dragão de Komodo e um marsupial, e Cortex dispara o Evolvo-Ray contra todos.

Depois, Brio tenta acalmar Cortex, que tenta dar ordens a todos que estão na sala: Tiny Tiger, Pinstripe Potoroo, Ripper Roo, Koala Kong, e a dupla Komodo Moe e Joe. Depois, Crash é enviado à Cortex Vortex, tenta fugir, mas é recapturado por Cortex e Brio e eletrificado novamente. Desta vez, consegue escapar, e cai na N. Sanity Beach.

Agora é Tawna que está aprisionada por Cortex, prestes a sofrer uma lavagem cerebral. Crash escapa de Papu Papu e parte em sua missão de salvar sua namorada. Então, cai na água e começa a escalar a ilha do castelo de Cortex. O logotipo "Crash Bandicoot" aparece. Crash e Cortex aparecem, e o marsupial arranca o globo do Planeta Terra das mãos de Cortex.

Crash sai de cena, ficando apenas Cortex. O marsupial reaparece em um jipe, levando Tawna na carona e jogando tanto Cortex quanto o logotipo para fora da televisão. A câmera então se volta para o quarto de uma casa, e dentro dele está um garoto jogando vídeo-game, com diversos pertences relativos ao protagonista, como boné e cartazes. Então, um grande saco de moedas cai no meio do quarto, numa tentativa de persuadir o telespectador a comprar o jogo.

O segundo segmento inicia com o dirigível de Cortex se distanciando do castelo. No topo do veículo aéreo, Tawna é puxada pelos braços por Crash e Cortex. O marsupial vence o "cabo de guerra", e Cortex cai do dirigível e aterrissa na chaminé de um navio que possui o logotipo da Universal Interactive Studios. Coberto de fuligem, Cortex saca um controle remoto e aciona um detonador, que explode o dirigível. A mensagem "THE END?" aparece.
Dr. Cortex is a genius, a mental aberration
He's totally fixated on world domination
The local island creatures are dull and obtuse
Until the evil doctor turns on the juice
He wants them for his troops
They come out nincompoops
Most es...pe...cial...ly

Crash! Crash Bandicoot
Should have been a genius, but he doesn't quite compute
Crash! Crash Bandicoot
Anything can happen now that Crash is in pursuit

Tawna's been selected for running through the blender
Crash will fight to save her
He'll never surrender
He'll vanquish any villain to set his girlfriend free
He doesn't have a clue about how to proceed
His heart's in the right place
His brain's been re-arranged
Un...suc...cess...ful...ly

Crash! Crash Bandicoot
If Cortex isn't beaten, he'll reign absolute
Crash! Crash Bandicoot
Play our game and tell your friends so we'll make lots of loot
Crash Bandicoot Cartoon Dr. Neo Cortex
Nestes vídeos, é possível perceber algumas coisas que ficaram diferentes no jogo. Por exemplo, os designs originais dos Irmãos Komodo e de Tiny Tiger, a cabeça de Komodo Moe não aparece no desenho e Tawna veste uma camisa rosa e um short verde, exatamente como nas primeiras versões do jogo.

Um macaco e um javali sofreram a ação do raio de Cortex, mas não viraram mutantes no desenho animado, apenas se tornaram pequenos inimigos de Crash em algumas fases do jogo. A sequência de animação do vídeo é semelhante à outra adaptação de vídeo-game para a televisão feita pela Universal Cartoon Studios: Earthworm Jim.

Pelo que se pôde conferir, há algumas coincidências, mas há muitas discrepâncias entre o vídeo animado e o jogo. Apesar de se basear em uma animação que se tornou série de televisão, levar Crash para a TV não estava nos planos da Universal Studios.

Postar um comentário