Correndo com o Diabo: leia a entrevista que Eddie Van Halen concedeu à revista Car And Driver

Eddie Van Halen "Panama" Lamborghini Miura
Nascido em Amsterdã, Holanda, Eddie Van Halen se mudou com sua família para Pasadena, Califórnia, Estados Unidos, e, assim como seu irmão mais velho Alex, naturalizou-se norte-americano. Compositor de alguns dos solos de guitarra mais famosos da história da música, Eddie também colocou uma pimenta automotiva no trabalho da banda que leva seu sobrenome.

O ronco de motor que pode ser ouvido na canção "Panama", do álbum "1984", é de seu Lamborghini Miura. É sobre isso e outros assuntos que o guitarrista, diretor musical e colecionador de carros Eddie Van Halen falou em julho de 2016, em entrevista à revista Car And Driver.

Há quaisquer similaridades entre o palco e a pista?

Obviamente, prática. A adrenalina é similar. Você está sempre se esforçando ao máximo, tanto num show ao vivo quanto num track day, mas o improviso é a maior das coisas. Não há reformulações. Se você rodou, paciência. Se você falhar ao vivo, sorria ou improvisa rapidamente, como se ocorresse um acidente na sua frente ou alguém tentando te ultrapassar.

Seu Porsche 911 GT3 RS é a escolha de muitos puristas. O que você mais gosta nele?

Primeiramente, é muito leve. Realmente, o que mais gosto é a dirigibilidade. Eu não sei como a Porsche conseguiu. A BBI Autosport refez a suspensão do carro. Corri com ele em Buttonwillow, minha pista favorita, sob forte chuva. Só que não perdi o controle nenhuma vez. Eu posso fazer aquele carro deslizar. É a primeira vez que pude fazer um Porsche derrapar nas quatro rodas. Todos os quaisquer outros Porsche que tive eu sempre perdia o controle e rodava. Todos os outros 911, mas este GT3 RS, não.

Qual foi sua viagem ao volante mais memorável?

Esta é fácil. Desde que eu comprei o Audi R8 V8, a marca entrou em contato comigo e me ofereceu um test drive do novo R8 V10 no Sonoma Raceway. Então, minha esposa Janie e eu fomos até lá a bordo do Mercedes-Benz ML63 AMG dela. Estávamos longe do local de destino, então aceleramos, e chegamos a estar a 150 km/h em uma parte da rodovia onde o limite de velocidade era 100 km/h. Então fomos abordados por um policial, que me aplicou a última coisa que eu precisava naquele momento: uma multa. Aceitamos, fomos à pista e voltamos para casa. Aí eu encontro uma carta destinada a mim. Era do Capitão do Departamento de Polícia, dizendo que havia anulado o auto de infração e alertado ao patrulheiro rodoviário que "a Eddie Van Halen nunca se aplica uma multa". E até hoje eu tenho guardada esta carta para provar que é verdade.

A coleção de carros de Eddie Van Halen inclui um Lamborghini Miura, um Porsche 911 GT3 RS, dois Audi R8, sendo um com motor V8 e o outro com propulsor V10, ambos sobrealimentados por supercharger e sistemas de exaustão customizados, além de um caminhão Dodge 1947 Flatbed.

O texto original pode ser conferido clicando aqui.

Postar um comentário