O programa Top Gear acaba de ganhar novos desafetos: os operadores de escavadeira!

Top Gear Series 26 Episode 04 Hole Digging Matt LeBlanc vs. Matt Baker
Advogados, alemães, argentinos, caminhoneiros, mexicanos, romenos, Tesla... a lista de pessoas e empresas que já se ofenderam com as declarações do antigo trio Jemery Clarkson, Richard Hammond e James May é grande.

No entanto, mesmo com a famosa trupe saindo do programa da BBC e estrelando a nova série The Grand Tour, transmitida via streaming pela Amazon Prime, parece que a emissora de TV britânica ainda está longe de se livrar de problemas.

No quarto episódio da vigésima-sexta temporada de Top Gear, Matt LeBlanc, conhecido pela sua paixão por máquinas agrícolas, desfiou seu xará Matt Baker, apresentador do programa da casa "The One Show", e que passou sua infância em uma fazenda, para ver quem conseguia cavar o buraco mais fundo em dez minutos, cada um usando uma escavadeira JCB do mesmo modelo.

O famoso jornalista-piloto Chris Harris era o juiz da competição, estava até vestido adequadamente para a ocasião. Só que a tarefa de medir a profundidade de cada buraco era, no mínimo, estranha: em vez de aferi-la usando uma régua ou outro instrumento, Chris entrou em cada escavação, e quanto menos se via Harris de fora, mais profundo seria o buraco. Baker venceu a competição.
Top Gear Series 26 Episode 04 Hole Digging Matt LeBlanc vs. Matt Baker
Para quem não possui muito conhecimento sobre escavação, esta parte do programa não foi nada mais que puro entretenimento, mas, para alguns profissionais no assunto, esta não foi uma atitude muito inteligente da BBC.

"Esta foi a coisa mais perigosa que já vi na televisão. Eles colocaram um apresentador dentro de um buraco de dois metros de profundidade em uma escavação sem quaisquer medidas de segurança. Absolutamente chocante. Será que alguém chegou a medir todo o risco envolvido?", disse Graham Hall, diretor da Fussey Piling.

Nick Brooks, diretor de pré-construção da Carey Group, também deu sua opinião, e falou que o que viu foi assustador. "Foi quase repugnante, tive que trocar de canal na hora para não ver mais aquilo", disse Mark Stevens, do The Building Safety Group.

Todos estes comentários parecem, à primeira vista, uma simples reação tragicômica, mas o que Stevens relatou a mais coloca as coisas em perspectiva.
Top Gear Series 26 Episode 04 Hole Digging Matt LeBlanc vs. Matt Baker
"Eu vi um amigo morrer em um desmoronamento de trincheira no Iraque em 2004. Top Gear me fez relembrar tudo. Não havia absolutamente nenhuma desculpa para o que os apresentadores fizeram nem desculpa para a BBC permitir que fizessem isso, foi totalmente repugnante. Eu espero que os executivos de saúde e segurança descruzem os braços e realmente façam algo com a BBC e/ou a empresa de produção envolvida", disse Mark.

A BBC ainda não fez nenhum comentário ou esboçou reações aos comentários acima, mas, a perceber pelo mencionado segmento do episódio, não há sinais de quaisquer incidentes de causa maior, ou seja, entre mortos e feridos, escaparam-se todos.

Portanto, como diria Frank Drebin, nothing to see here.

Postar um comentário