A junção de forças, em associação com o Departamento de Engenharia Mecânica da Universidade do Colorado, visou a criação de sistemas de redução do atrito a um mínimo possível, seja com rolamentos de cerâmica, polias de grandes dimensões ou lubrificantes de corrente.
Domingo, dia 08/07/2018, a empresa ganhou o Prêmio Eurobike, em feira realizada na Alemanha, por seu conceito DrivEn, um eixo de acionamento de cerâmica. A CeramicSpeed afirma que este sistema é substancialmente mais eficiente que o mais otimizado sistema de corrente.
"O conceito de eixo reside em ser apenas uma parte móvel, em vez das muitas partes móveis do tradicional sistema de corrente e polias. Na verdade, o novo conceito sempre existiu, mas, com engrenagens cônicas, havia quase uma tonelada de atrito. Então, propusemo-nos a melhorar o acionamento do eixo, e foi assim que surgiu o elemento roletador", disse Jason Smith, fundador da CeramicSpeed.
Smith explica que o atrito criado em um sistema de transmissão baseado em corrente é gerado, em grande parte, nos oito pontos de articulação, onde a corrente se curva em torno do anel da corrente, cassete e polias.
"Sempre que uma corrente articula ou se desprende, a fricção é criada. Quando você pensa em pedalar à uma cadência de 95 RPM, você está olhando para 40.000 pontos de atrito por minuto", disse Smith.
Já no sistema CeramicSpeed DrivEn, esses oito pontos são substituídos por apenas quatro, cada um deles girando sobre rolamentos cerâmicos. Os dentes do anel da corrente e o dente do cassete se engatam nos rolamentos do eixo, que gira por si só nos rolamentos.
Smith diz que esse sistema gera 49% menos atrito do que um sistema de transmissão Shimano Dura-Ace a 250w. O sistema DrivEn diminui sua eficiência acima de 380w.
Vale lembrar que o CeramicSpeed DrivEn ainda é um conceito, e ainda há muito a ser feito antes de se tornar um produto disponível para o público.
Para começar, ainda não há uma maneira de alterar uma bicicleta que usa um sistema de transmissão tradicional de corrente para usar o CeramicSpeed DrivEn.
No entanto, Smith diz que um servo sem fio pode ser instalado dentro do eixo para movê-lo para frente e para trás no cassete, e que um motor elétrico pode ser colocado dentro do eixo de transmissão, para que trocas de marcha possam ser executadas.
Uma fonte de energia também pode ser instalada dentro do eixo, com um sistema de medição semelhante ao funcionamento de um hub PowerTap, medindo a deflexão torsional no cilindro.
O CeramicSpeed DrivEn ainda precisaria de um quadro dedicado, já que a localização do novo sistema é basicamente onde se prende o trocador do tradicional sistema de transmissão de corrente em uma bicicleta padrão.
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