Christopher John "Chris" Cornell Boyle (20/07/1964 - 17/05/2017)

Chris Cornell
Chris Cornell foi um cantor, guitarrista e compositor. Filho de Ed Boyle e Karen Cornell, batizado com o sobrenome do pai, decidiu, juntamente com seus irmãos, trocar seu sobrenome pelo de solteira da mãe, após o divórcio do casal genitor.

Seu primeiro instrumento na infância foi o piano, mas iniciou sua carreira como baterista, na banda Jones Street Band. Em 1984, junto com o guitarrista Kim Thayil e o baixista Hiro Yamamoto, formou o Soundgarden. Na nova banda, Cornell passa a se dedicar exclusivamente ao vocal.

A banda Soundgarden lançou, entre outros álbuns, "Ultramega OK" (1988) e "Louder Than Love" (1989), tendo boa repercusão no cenário alternativo americano. O primeiro EP da banda, "Screaming Life", foi lançado em 1987 pela gravadora Sub Pop.

Em 1990, seu amigo Andrew Wood, da banda "Mother Love Bone", morre após consumir uma overdose de heroína. Cornell resolve homenagear o amigo, com duas músicas de sua autoria, "Say Hello To Heaven" e "Reach Down".

Junta-se a Jeff Ament e Stone Gossard, ambos membros do "Mother Love Bone", além dos recém-recrutados Mike McCready e Eddie Vedder, e formam o "Temple Of The Dog", que terminou após o fim das gravações do único álbum homônimo.

Em 1991, a banda Soundgarden lança "Badmotorfinger", álbum que a torna mundialmente famosa, graças à grande ascensão dos músicos da cena de Seattle, onde o movimento "grunge", impulsionado por bandas como Nirvana, dominava o cenário musical.

Lançado em 1994, "Superunknown" é o álbum mais famoso e bem-sucedido comercialmente do Soundgarden. Músicas como "Let Me Drown", "Spoonman" e "Black Hole Sun" ajudaram o disco a vender mais de cinco milhões de cópias somente nos Estados Unidos.

Seu sucessor, "Down On The Upside", lançado em 1996, não obteve o mesmo sucesso comercial, apesar das ótimas "Blow Up The Upside World", "Burden In My Hand" e "Pretty Noose". Em 1997, após o lançamento da coletânea "A-Sides", o Soundgarden anunciou o fim de suas atividades.

Em 1999, Cornell lança o álbum solo "Euphoria Morning", vendendo trezentas mil cópias nos Estados Unidos, e rendendo uma indicação ao Grammy Awards para o cantor.

Em 2001, formou o Audioslave, junto com Tom Morello, Tim Commerford e Brad Wilk, ex-membros do "Rage Against The Machine", lançando o álbum autointitulado em 2002, obtendo muita repercussão positiva na mídia.

Em 2005, o Audioslave entrou para a história, tornando-se o primeiro grupo norte-americano a realizar um show em Cuba. Nesse mesmo ano foi lançado o álbum "Out Of Exile", que emplacou o primeiro lugar na Billboard 200.

Destaque para as músicas "Be Yourself", "Your Time Has Come" e a faixa-título. Em setembro de 2006, foi lançado o álbum "Revelations", com um estilo mais soul e funk do que seus antecessores, com "Original Fire" e a faixa-título como singles. Entrou direto na segunda colocação da Billboard 200.

Naquele mesmo ano, aproveitando que o Audioslave não saíra em turné para a divulgação daquele último álbum, Chris Cornell lançou um novo single, "You Know My Name", música-tema do filme "007 - Casino Royale", que marcou a estréia do ator Daniel Craig no papel do agente secreto James Bond.

Em fevereiro de 2007, Cornell anuncia sua saída do Audioslave. Em abril, deu início a uma turnê mundial, para divulgar seu novo álbum solo, "Carry On", lançado em junho. Comemorando vinte anos do lançamento de sua primeira gravação, o EP "Screaming Life", do Soundgarden, lançado em 1987, nos seus shows, ele apresentou músicas de todas as fases de sua carreira.

Em março de 2009, foi lançado o álbum "Scream", produzido por Timbaland. Em 2011, Cornell lançou um álbum acústico, "Songbook". Às vésperas do reveillon daquele ano, Chris Cornell anunciou que o Soundgarden estava reunido novamente. Em 2015, Chris Cornell lançou mais um álbum solo, "Higher Truth".

Em 17 de janeiro de 2017, Cornell anunciou que o Audioslave se reuniria após vinte anos. O único show aconteceu em 20 de janeiro. Ainda naquele ano, os críticos musicais elegeram Chris Cornell o quarto melhor vocalista de rock de todos os tempos.

Postar um comentário