Veja como funciona o sistema de lubrificação de um motor quatro tempos neste vídeo de 1937

Jam Handy :: 1937 : Riding the Film - Oils and Lubricants
Um grande número de desafios de engenharia encarados pelos que desenvolvem motores a combustão interna envolvem um único fator: o atrito. Vários anos foram gastos para criar superfícies, revestimentos, rolamentos e óleos que reduzissem a fricção.

Já o sistema de lubrificação, a forma mais básica de reduzir o atrito, que é a distribuição uniforme de uma quantidade suficiente de óleo limpo, não mudou muito nos últimos 80 anos. Por isto, este vídeo educacional, criado em 1937 por Henry Jamison "Jam" Handy, é atemporal.

O vídeo, chamado "Riding the Film", começa mostrando várias pessoas andando sobre esquis na neve e patinando no gelo. Qual a semelhança disso com o funcionamento de um motor a combustão? Em ambos os casos, há a presença de atrito.

Assim, o filme explica como é possível esquiar sobre a neve, patinar sobre o gelo e fazer um motor funcionar: eliminando o atrito, através da lubrificação. Nos primeiros dois casos, através da água congelada. Já no último, é usado o óleo lubrificante.

Postar um comentário