Equipes e pilotos terão à sua disposição três tipos de pneus por fim de semana. Para a corrida em Melbourne, eles poderão utilizar os pneus médios (de cor branca), macios (amarelo) e supermacios (vermelho).
Com a introdução do novo composto ultramacio (identificado pela cor roxa), o número de pneus slicks disponíveis chega a cinco.
A possibilidade de escolher entre três tipos e a antecipação desta escolha pela Pirelli trarão riscos para os times, que só conhecerão os modelos nos testes da pré-temporada, em fevereiro de 2016.
Dependendo de como os pneus se comportarem durante os testes, a escolha antecipada da Pirelli poderá se mostrar equivocada para as primeiras provas do ano, que serão disputadas longe da Europa, e vão exigir uma definição antecipada.
Para a prova em Melbourne, os carros terão que usar ao menos um jogo de pneus médios e macios durante a corrida. Terão ainda à disposição os supermacios, que não serão obrigatórios.
Em conjunto com a FIA, a Pirelli decidirá, antecipadamente, quais os três compostos que poderão ser usados em cada corrida, e comunicarão às equipes.
O total de jogos de pneus que poderão ser usados durantes os treinos livres, classificatórios e corridas, ainda permanece o mesmo de atualmente, que é de treze.
A Pirelli definirá quais serão os dois jogos obrigatórios para cada carro. Além disso, um jogo de composto mais macio deverá ser guardado para uso exclusivamente no Q3 e devolvido no final da sessão.
Os dois jogos obrigatórios escolhidos pela Pirelli podem ser de compostos diferentes, dos três que serão escolhidos para cada fim de semana de corrida. Estes jogos deverão ser idênticos para cada equipe.
Os dez jogos restantes podem ser escolhidos por cada equipe, dentre os três compostos escolhidos pela Pirelli para os fins de semana de corrida.
As equipes deverão fazer as suas escolhas dentro de um prazo máximo definido pela Pirelli. Elas devem comunicar suas opções para a FIA, que informará a Pirelli quantos pneus deverão ser produzidos.
As escolhas para cada carro serão mantidas em sigilo até duas semanas antes de cada corrida. Se alguma equipe não cumprir o prazo, a definição será feita pela FIA.
Uma vez que as escolhas para cada carro sejam feitas, a FIA continuará definindo aleatoriamente os pneus de cada equipe por meio do código de barras, como sempre foi feito.
As escolhas feitas pela equipe podem variar para cada um dos seus carros. Dessa maneira, os pilotos de um mesmo time podem usar compostos diferentes em uma corrida.
Os pneus serão identificados por suas diferentes marcações de cores nas laterais, como já ocorre atualmente.
Como já é feito hoje, as equipes ainda deverão devolver os pneus dentro do período previsto na programação. Elas poderão decidir quais compostos serão devolvidos de acordo com os seguintes horários:
- Um jogo após os primeiros 40 minutos do Treino Livre 1;
- Um jogo ao final do Treino Livre 1;
- Dois jogos ao final do Treino Livre 2;
- Dois jogos ao final do Treino Livre 3.
Os dois jogos obrigatórios escolhidos pela Pirelli não poderão ser devolvidos durantes os treinos e deverão estar disponíveis para uso durante a corrida. Ao menos um destes jogos de pneus deverá ser usado durante a corrida, mas as equipes podem definir qual deles.
Os dez pilotos mais rápidos ao final do Treino Classificatório ainda deverão devolver o jogo de pneus mais macio escolhido para uso exclusivo no Q3.
Para a corrida, eles deverão usar os compostos com que fizeram suas voltas mais rápidas no Q2, como já acontece atualmente. Os demais pilotos poderão usar o jogo que economizaram no Q3 durante a corrida.
As novas regras serão aplicáveis apenas para os pneus slicks. As normas referentes aos pneus intermediários (identificados pela cor verde) e de chuva (que possuem cor azul) permanecem as mesmas.
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