Ian Fraiser "Lemmy" Kilmister (24/12/1945 - 28/12/2015)

Lemmy Kilmister Motörhead
Ian Fraiser Kilmister, mais conhecido como Ian Fraiser Willis, "Lemmy The Lurch", ou simplesmente "Lemmy", foi um baixista e cantor inglês. Ficou conhecido por ser o fundador da banda Motörhead. Tinha um estilo de tocar e timbre de voz marcante.

O apelido "Lemmy" surgiria na época em que Kilmister era roadie e sempre pedia emprestado cinco libras. Em inglês, a frase é "lemmy a fiver (lend me a fiver)". Entretanto, o próprio Lemmy tenha dito em sua autobiografia que já era chamado assim desde os dez anos de idade.

Durante o início de sua carreira, tocou nas bandas The Rainmakers, The Motown Sect e Rockin' Vickers. Além disso, Lemmy Kilmister se envolveu com uma garota chamada Tracy, e disto nasceu um filho, Paul, que não conhecia o pai biológico até os seis anos. "Tracy não tinha coração para sequer dizer quem era seu verdadeiro pai", disse Kilmister em sua autobiografia.

Após deixar a banda Rockin' Vickers, em 1967, Lemmy Kilmister alugou um flat com Noel Redding e Neville Chesters, respectivamente, baixista e empresário do Jimi Hendrix Experience. Lemmy tornou-se roadie da banda. Após, ingressou na banda Sam Gopal, onde gravou o álbum "Escalator" e o single "Horse".

Em 1969, depois de um encontro com Simon King, em um shopping center de Chelsea, juntou-se à banda Opal Butterfly, mas não emplacou com seus singles. Nesta época, Lemmy mudou seu sobrenome de Willis, herdado de seu padrasto, para Kilmister, de seu pai biológico. Aproveitou a ocasião para tentar se reconciliar com seu pai verdadeiro, mas não conseguiu. Lemmy descreveu isto como "uma pequena e desagradável fuinha".

Em 1972, Lemmy Kilmister ingressou na banda Hawkwind, onde ocupou o lugar do baixista que havia faltado no show e deixado o instrumento na van da banda. Apesar de não possuir experiência com o instrumento, Lemmy rapidamente desenvolveu um estilo único, com acordes e paradas duplas, em vez das notas únicas preferidas pela maioria dos baixistas. Também foi vocalista em várias músicas da banda, incluindo o single mais famoso, "Silver Machine", que alcançou a posição três nas paradas de 1972.

Após ter sido expulso da Hawkwind, por ter sido detido no Canadá com anfetaminas, em 1975, Lemmy Kilmister montou sua banda, com o guitarrista Larry Wallis, ex-integrante das bandas Pink Fairies, Shagrat, de Steve Took, padrasto de Paul, filho de Lemmy, e UFO, e o baterista Lucas Fox.

Originalmente, a banda era chamada "Bastards". Só que o empresário disse que, com este nome, nenhuma música da banda entraria no Top of the Pops. Mais tarde, a banda seria rebatizada "Motörhead", que era o nome da última música de Lemmy Kilmister escreveu para sua banda anterior, Hawkwind.

Sua voz gutural e o microfone posicionado no alto eram suas marcas registradas quando Lemmy Kilmister estava no palco. Entre 1980 e 1981, a banda alcançou o sucesso comercial com o compacto "Ace Of Spades", que tinha lado B com uma música com o mesmo nome da banda.

A autobiografia de Lemmy Kilmister, "White Line Fever", narra sua carreira e os principais altos e baixos enfrentados pela banda.

Nenhum comentário:

Postar um comentário